CDCA participa de ação educativa da PRF em combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

20/10/2022 Ação Social, Notícias

A Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) da Ordem dos Advogados do Brasil — Seção Goiás (OAB-GO) participou nesta quarta-feira (19) de ação educativa realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), para formação de rede integrada e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento ocorreu no auditório da Superintendência da PRF, em Goiânia.

O objetivo da ação, realizada em conjunto com o Instituto Anjos Maura de Oliveira e entidades ligadas à Justiça e Segurança Pública, foi conscientizar e estreitar laços institucionais entre as diversas autoridades envolvidas. A proposta ainda tem a finalidade de difundir a ideia de prevenção ao abuso e maximizar a repressão dos crimes sexuais contra crianças e adolescentes. O evento contou com uma palestra da escritora e educadora Maura de Oliveira.

Ações preventivas

Para a vice-presidente do interior da CDCA, Jhordana Vinhal, o trabalho desempenhado pela PRF é de extrema importância no combate à violência sexual nas crianças e adolescentes. “Essas ações preventivas auxiliam as crianças a discernir o certo do errado. E nessa troca de experiências, percebemos ser imprescindível precaver por meio de ensinamentos para as próprias crianças”, destaca.

O secretário-geral adjunto da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente, Thaller Moretti, destacou o impacto da parceria entre as entidades. “Nós da seccional goiana, assim como as demais entidades, estamos à disposição para o combate efetivo à exploração sexual infantil. Portanto, unindo essas forças teremos mais prospecção de resolver esse grave problema”, prevê.

O membro da CDCA e atual presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente Subseção Senador Canedo, Maicon Filipe Gonçalves, avalia a ação educativa realizada pela PRF como “ferramentas importantes e eficazes para identificação da violência sexual mediante comportamentos da criança e adolescentes”, concluiu ao evidenciar que as orientações devem ser trabalhadas diretamente com a infância, juventude e as famílias.

Já a advogada atuante na infância e juventude e membro da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente, Luiza Albuquerque, o evento acendeu alerta “para que nós possamos unir forças para combater o mal que é a pedofilia, e mais, proteger nossas crianças e adolescentes dessa violência oferecendo ensino e conhecimento sobre o assunto”, reconhece.

Diversas autoridades estiveram presentes em prol dos que são mais vulneráveis. Entre elas, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil, a Secretaria Municipal de Trânsito, o Conselho Tutelar e a OAB, além de educadores, juízes, entre outros profissionais.