Valorização da advocacia: 50º Colégio de Presidentes destaca prioridades das subseções goianas

O 50º Colégio de Presidentes das Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) encerrou suas atividades, nesta sexta-feira (10), com a aprovação de uma série de encaminhamentos que reúne as principais demandas e propostas apresentadas pelas 57 subseções do Estado. Fruto de intensos debates e trocas de experiências entre dirigentes da advocacia goiana, o colegiado consolida um conjunto de reivindicações, sugestões e diretrizes voltadas ao impulsionamento e à valorização do exercício profissional da advocacia em todas as regiões de Goiás. O evento foi realizado no Meu Escritório Casag, em Goiânia.

Ao longo do dia, os(as) presidentes das 57 subseções debateram temas estratégicos para a advocacia goiana, apresentando demandas locais e regionais que foram compiladas na carta final do 50º Colégio de Presidentes. O documento tem como objetivo orientar as ações da Seccional nos próximos meses, levando em consideração as particularidades e necessidades de cada subseção.

O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, ressaltou que o Colégio reflete o caráter democrático e o diálogo direto com as lideranças regionais.

“Este encontro reúne as principais demandas da advocacia em todas as regiões do estado. É o resultado de um diálogo próximo com os presidentes das subseções, que conhecem de forma detalhada os desafios enfrentados pela classe. Com o levantamento que foi feito, temos um roteiro claro para direcionar as ações da Seccional e impulsionar de maneira efetiva a nossa atuação em Goiás”, afirmou.

Principais demandas

Entre as principais demandas discutidas, destacaram-se temas relacionados aos sistemas judiciário e prisional, que envolvem diretamente as prerrogativas da advocacia. O evento contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Leandro Crispim; do corregedor-geral do TJGO, desembargador Anderson Máximo de Holanda; e do diretor da Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP), Josimar Nascimento.


Também estiveram em pauta assuntos como inteligência artificial, infraestrutura, comunicação e marketing, além de serviços, benefícios e projetos de qualificação para a advocacia.

Colégio de Presidentes

O 50º Colégio de Presidentes de Subseções celebrou, nesta edição, seu jubileu de ouro, marcando cinquenta encontros que aproximaram a Seccional das subseções. O evento tem como objetivo principal promover um espaço de diálogo aberto e coletivo, no qual as demandas da advocacia goiana são discutidas e analisadas de forma estratégica. Ao longo dessas edições, o Colégio se consolidou como um instrumento fundamental para fortalecer a representatividade, valorizar e impulsionar a participação da classe e orientar decisões que atendam às especificidades de cada região, consolidando uma gestão democrática e participativa da OAB-GO.

Para a coordenadora-geral do Colégio e presidente da subseção de Iporá, Vanessa Costa, o evento é um espaço importante para ouvir as realidades locais e construir soluções conjuntas.

“Agradeço a confiança em me conceder a coordenação do Colégio de Presidentes em 2025, um ano especialmente simbólico para mim, em que completo 25 anos de advocacia e 50 anos de vida. Este espaço é de grande importância, pois nos permite ouvir, dialogar e compartilhar as diversas realidades da advocacia goiana, construindo, juntos, soluções que fortalecem toda a classe”, afirmou.

Presenças

Na mesa de trabalho, também compuseram o vice-presidente da OAB-GO, Thales Jayme; a secretária-geral, Talita Hayasaki; a secretária-geral adjunta, Thaís Sena de Castro; e o diretor-tesoureiro, David Soares. Também participaram o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Eduardo Cardoso Júnior; o diretor-presidente da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO), Rodrigo Lustosa Victor; e a presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Ludmila Torres; e o presidente do Sistema de Defesa das Prerrogativas (SDP), Alexandre Pimentel.