Foi realizada, na noite de quinta-feira (14), a abertura do XXVIII Colégio Estadual de Presidentes de Subseções da OAB-GO. Simultaneamente estão sendo realizado também o VII Colégio de Delegados da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) e o II Colégio de Delegados da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-GO. A solenidade foi realizada no auditório Eli Alves Forte, na sede da seccional, e contou com a palestra do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Bruno Dantas.
Compuseram a mesa diretiva da solenidade, o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio; o vice-presidente da instituição, Sebastião Macalé; o secretário-geral, Julio Cesar Meirelles; a secretária-geral-adjunta, Márcia Queiroz Nascimento; o diretor-tesoureiro, Enil Henrique de Souza Filho; o presidente da Subseção de Piracanjuba, Carlos Alves Cruvinel de Lima ; vice-presidente da Casag, Hallan de Souza Rocha; o diretor-geral da ESA, Flávio Buonaduce, Borges; o vice-governador do Estado de Goiás, José Eliton de Figuerêdo; o secretário de Estado de Infraestrutura, Danilo de Freitas; o procurador-geral do município, Carlos de Freitas.
José Eliton afirmou que era uma alegria retornar à OAB-GO num momento em que os advogados se reúnem para discutir temas do interesse da categoria. “A OAB tem como missão zelar pelos profissionais, defendendo os seus direitos e prerrogativas, preservando a categoria. Fazendo isso, ela zela também pelo Estado Democrático de Direito. A OAB tem que continuar a discutir os grandes temas, exercendo o papel que protagonizou na consolidação da democracia brasileira”, destacou.
Carlos Alves Cruvinel discursou em nome dos presidentes de todas as subseções presentes no evento. O presidente da Subseção de Piracanjuba destacou que este evento é o momento em que se pode discutir os problemas comuns da advocacia do interior. “Esse convívio é fundamental para trazer nossos anseios e buscar soluções para nossas angústias”, pontuou. Carlos destacou ainda a questão da falta de servidores e juízes as comarcas. “Esses colégios devem trazer muito resultado para nós. Assim podemos levar melhorias para os advogados das nossas subseções.”
Em seu discurso, Henrique Tibúrcio explicou porque estão sendo realizados três eventos simultâneos. “Optamos por fazer esse momento juntos para disseminar melhor nossos propósitos, tratando também de questões administrativas. Isso reforça o papel que a OAB-GO tem feito de interiorização da instituição. Queremos, cada vez mais, ouvir a advocacia no âmbito das subseções.” O presidente da OAB-GO destacou ainda que o maior e mais recorrente problema relatado pela advocacia do interior é a falta de juízes. “Goiás tem hoje 92 postos de juízes vagos. Isso nos traz muitas preocupações. Os maiores problemas que chegam até nós não estão ligados diretamente com a OAB, mas sim com o Poder Judiciário, e nós tentamos sempre resolvê-los.”
O conselheiro Bruno Dantas proferiu a palestra de abertura e se disse surpreso com o convite, já que não é um representante legítimo da advocacia no CNJ. “Me sinto extremamente honrado , pois me considero um amigo visceral da OAB-GO.” Bruno abordou o funcionamento do CNJ, que tem sido “a maior novidade transformadora do Poder Judiciário.” Ele destacou que as competências do Conselho são controlar a atuação administrativa, a administração financeira e o cumprimento dos deveres dos magistrados de todos os tribunais do País, com exceção do Supremo Tribunal Federal (STF). “O que o CNJ quer é transformar cada cidadão em fiscal. Conclamo que os senhores iniciem esse mandato vigilantes, mas não só de forma voluntarista, mas de maneira organizada, atuando dentro das esferas de deliberação que têm.” O conselheiro destacou ainda o papel da advocacia. “As prerrogativas do advogado são, na verdade, prerrogativas do cidadão. O advogado é o instrumento para garantir o Estado Democrático de Direito”, finalizou.
Programação
Os trabalhos do XXVIII Colégio Estadual de Presidentes de Subseções da OAB-GO continuam nesta sexta-feira (15). Os presidentes da Casag, Júlio César Machado, da ESA, Flávio Buonaduce Borges, e da OABPrev, Antônio Carlos Magalhães farão exposições para os participantes, apresentando os serviços de cada instituição.
Às 14 horas, haverá palestra do presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícus Furtado Coêlho. A partir das 15 horas começam os trabalhos institucionais com manifestações dos representantes das subseções.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO