Na última sexta-feira (29), o Grupo de Trabalho do Idoso da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO reuniu-se para definir as primeiras ações que serão realizadas em defesa dos direitos dos idosos. O Grupo é composto por membros da Comissão de Direitos Humanos da Seccional goiana da OAB e do Núcleo de Apoio Técnico ao Idoso (NAT) do Ministério Público de Goiás (MP-GO).
Durante o encontro, ficaram deliberadas as cidades que terão suas instituições de longa permanência visitadas; os nomes dos membros que farão as inspeções; uma visita à Câmara Municipal de Goiânia para discutir sobre o Fundo Municipal do Idoso; além disso, também foi aprovado o questionário de pesquisa a ser utilizado nas vistorias, entre outras questões. "As inspeções terão caráter qualitativo, cujo objetivo é verificar se o Estatuto do Idoso tem sido cumprido nessas instituições e, caso seja constatada alguma irregularidade, verificar o que pode ser proposto para melhorar", disse a advogada Cinthya Zortéa, integrante do grupo.
Participaram da reunião, pela OAB-GO, os membros da Comissão de Direitos Humanos Cinthya Zortéa e Gabriel Ribeiro Soares e, pelo Ministério Público, os promotores de justiça: Humberto Puccinelli, Marcelo Celestino, Arthur Jacon Matias, José Eduardo Veiga Braga Filho e a assistente de promotoria Theomara Martins Vilela.
A reunião faz parte das ações que a Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO tem desenvolvido para lançar, ainda neste semestre, campanha em defesa dos direitos dos idosos, em parceria com o Ministério Público. Entre os objetivos da campanha estão o de valorizar os direitos fundamentais dos idosos e buscar a conscientização da sociedade sobre o assunto.