Uma comitiva organizada pela Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) participou do 1º Simpósio Internacional “A importância da mulher na construção de um parlamento democrático”, ocorrida no Senado Federal, no último dia 27 de junho.
O evento reuniu mulheres de destaque nacional e de fora do país, para debaterem a representação feminina no parlamento e como este processo impacta áreas diversas da atuação da mulher na sociedade.
O simpósio foi o primeiro de outros programados a serem realizados nas capitais dos Estados brasileiros e outras cidades pelo autor do PL 2235, o senador por Goiás, Luiz do Carmo, que pretende a reforma do Código Eleitoral, para promover distribuição equânime das vagas eletivas para os dois gêneros, equilibrando e dando efetividade à representação feminina no parlamento.
Estiveram debatendo os temas, dentre outras, a Ministra Carmen Lúcia, a Senadora Rose de Freitas, a modelo ativista e empresária Luiza Brunet, a deputada Federal Tabata Amaral e a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, a Conselheira Federal pela Bahia, Daniela Borges, representando o segmento jurídico nas discussões.
Daniela debateu sobre necessidade de ações que implementem o que as leis estabelecem e apontou firmemente aspectos que demonstram aonde estão as barreiras para a igualdade da gênero na política e em outras searas, enfatizando a necessidade de mulheres na posição da tomada de decisões. Destacou ainda o compromisso da OAB para a consolidação do espaço da Mulher Advogada e de todas na sociedade.
Comitiva
A comitiva goiana contou com cerca de 50 mulheres (veja lista abaixo), sendo integrantes e convidadas da Comissão da Mulher Advogada da OAB/GO, além de sua diretoria, conselheiras seccionais, presidentes de subseções, juízas do Tribunal de Ética e Disciplina, Diretoras da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás e da OAB/GO, Conselheiras Federais, sendo que a Advogada, professora e diretora adjunta da ESA, Dra. Antonia Chaveiro presidiu a mesa de trabalhos do Simpósio.
“O cenário da política brasileira ainda carece da mulher em números que reflitam a igualdade de representação, e por essa razão o PL deve ser discutido de forma engajada. Nesse sentido, a presença da OAB nesses debates reforça a Entidade como promotora da voz da cidadania”, afirma Ariana Garcia, Conselheira Seccional, Presidente da Comissão da Mulher Advogada e membro consultora da Comissão Nacional da Mulher Advogada.
A secretária-geral adjunta da OAB-GO, Delzira Menezes, afirmou que a participação das mulheres na política é uma forma de promover o princípio da isonomia.
A conselheira federal pela OAB-GO, Valentina Jungmann, destacou que a presença das mulheres em espaços de tomada de decisão é uma mola propulsora para a realização de ações, políticas públicas e leis que garantam a igualdade, a democracia, ao Estado Democrático de Direito e a uma sociedade mais justa e igualitária.
Já a secretária-geral da Casag, Valéria Reis, lembrou que “não há democracia efetiva sem representatividade, por isso é essencial estimular a participaração feminina no Parlamento”.
Veja a lista de participantes da OAB no evento:
Conselheiras Federais:
Valentina Jungmann – GO
Luciana Nepomuceno – MG
Daniela Borges – BA (Presidente da CNMA), Palestrante
Diretoras OAB, ESA e Casag:
Delzira Santos Menezes, Secretária Geral Adjunta da OAB-GO.
Valéria Reis Menezes, Secretária Geral da Casag.
Antônia Chaveiro Martins – Diretora Adjunta da ESA, Presidente de Mesa do Simpósio
Marisa Gaudio (Diretora da Mulher da OAB/RJ, Vice-presidente da CAARJ e presidente da OAB Mulher RJ)
Conselheiras Seccionais da OAB/GO:
Ariana Garcia do Nascimento Teles (também Presidente da CMA e membro consultora da CNMA)
Claudia Quintino
Daniella Kafuri
Flávia Mendanha
Jordanna Araújo
Layla Milena Oliveira Gomes (também Secretaria Geral da CMA)
Lana Castelões (também Vice-presidente da CMA)
Larissa Bareato (também representando a ABMCJ -GO)
Márcia Fabiana Póvoa (Também Procuradora Regional de Prerrogativas)
Mariluci Bueno
Natasha Palma Garcia
Talita Hayasaki
Wanessa Pinheiro (também representando o Time de Futebol Feminino da OAB/GO)
Presidentes e diretora de Subseção:
Ana Karla Matias (Presidente da Subseção de Jaraguá)
Néli Cáritas Máximo Figuerêdo (Presidente da Subseção de Trindade)
Lilian Pereira Moura (Tesoureira de Trindade)
Juíza do Tribunal de Ética e Disciplina:
Sara Caroline de Andrade Costa
Integrantes/Convidadas da CMA:
Ana Carolina Ceo (Secretaria Geral Adjunta)
Simone Oliveira Gomes (Vice-prefeita de Jataí)
Nárcia Kelly (Prefeita de Bela Vista de Goiás)
Adriana Rocha de Holanda Coutinho (Vice-presidente da Comissão da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB)
Cristiane Leal
Isabelle Chehab
Jocasta Oliveira
Julyana Macedo
Michelly Albuquerque
Jakeline Sousa
Bárbara Rezende Mendonça
Fabíola Ariadne
Priscilla de Jesus Neiva
Taísa Holmas Steter
Bárbara Rezende Mendonça
Maria Paulla Aguiar Nunes da Silveira
Carolina Sanches
Ariadne dos Reis Menezes
Lucelainy Fernandes de Jesus
Nathany Viana Murça