O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), iniciado em 2007 pelo Ministério da Justiça, investiu mais de R$ 1 bilhão na área de segurança do País no ano passado. A informação foi dada pela coordenadora substituta da coordenação-geral de Prevenção e Segurança Pública do Ministério da Justiça, Cátia Emanuelli. Ela participou, nesta sexta-feira (29), das Jornadas de Direito Criminal, evento promovido pela OAB-GO em parceria com a Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO).
Cátia explicou que o Pronasci visa a combater a violência e o crime organizado, mas com foco na prevenção. O programa tem 94 ações e algumas delas já vêm dando resultado no Rio de Janeiro, na Cidade de Deus, com a aproximação da polícia e da comunidade. "Mas vamos sentir isto melhor daqui a uns dois anos", disse.
A palestrante também falou sobre o papel da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Criada em 1998, suas ações foram intensificadas a partir de 2000 com o objetivo de investir em políticas públicas na área de segurança. "Mas foi a partir de 2003, com a criação do Sistema Único de Segurança Pública e com a criação da Lei do Fundo Nacional, que permite o repasse de recursos via convênios, que os Estados e municípios passaram a receber mais investimentos na área de segurança", explicou.