Ouvidoria Geral de Polícia quer parceria com OAB-GO

16/02/2006 Antiga, Notícias

     


A Ouvidoria Geral de Polícia quer firmar parceria com a OAB-GO. Por meio dela, as subseções poderiam receber denúncias sobre desvio de condutas de policiais civis e militares. O Ouvidor Divino Fernandes dos Reis (foto) participou na quarta-feira, 15, da Sessão dos Conselheiros da Seccional. Ao lado do presidente da Instituição, Miguel Ângelo Cançado, vice-presidente Marco Antônio Caldas, do secretário-geral, Henrique Tibúrcio Peña, secretária-geral adjunta Wanderli Fernandes e do diretor-tesoureiro, João Bezerra Cavalcante, o Ouvidor falou sobre a importância desta parceria. Conselheiros e presidentes de comissões também estiveram presentes.


O novo titular, ouvidor Divino Fernandes dos Reis, assumiu o cargo há uma semana no lugar de Paulo César Leal. A Ouvidoria Geral de Polícia é responsável pela apuração de irregularidades e denúncias contra os órgãos policiais. Ela atende por meio do telefone 181. Divino Fernandes quer fazer convênio com a OAB-GO por meio das 36 subseções da instituição no interior. “Queremos que elas nos auxiliem no recebimento de denúncias e nos repassem estas informações para que possamos apurá-las”, diz. Segundo dados da Ouvidoria, por meio do telefone 181 são recebidas em média cinco denúncias diárias. “Pode parecer pequeno este número mas não é”, explica. “A maioria das reclamações envolve agressões físicas e desvio de verbas”.


O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Acesso à Justiça e Direitos Sociais da Seccional, Paulo Gonçalves, diz que há possibilidade de viabilizar esta parceria. “Vamos nos reunir para discutir uma forma de colocar isto em prática”. Para o presidente da OAB-GO, a Instituição tem o dever de ajudar em questões sociais relevantes para a comunidade. “É uma forma de garantir o acesso da população à Justiça, seja diretamente ou por meio de convênios”, diz Miguel Ângelo Cançado.


 


16/02 – 11h40


 

×