A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) realizou na tarde desta sexta-feira (20 de outubro) treinamento de conselheiros e membros de três comissões que terão de deixar os processos e despachos físicos para a adesão ao digital.
A ação, realizada na Sala de Sessões da Ordem, faz parte da 1ª fase do projeto OAB Digital, que prevê a tramitação de todo e qualquer documento dentro da seccional apenas pela via eletrônica, a partir de 2018.
Representantes das Comissões de Estágio e Exame de Ordem (CEEO), Seleção e Inscrição (CDI), Sociedade de Advogados (CSA), juízes do TED e conselheiros seccionais compuseram as três turmas que receberam orientações sobre os procedimentos técnicos pelo Departamento de TI da OAB e pela empresa BR Conselhos.
Estas são as primeiras áreas a receberem o processo eletrônico. Até o fim do ano, todos os representantes da Ordem deverão ser qualificados.
O secretário-geral da OAB-GO e responsável pela condução deste projeto, Jacó Coelho, explica que esta fase inicial consiste em treinamentos de manuseio da ferramenta.
“A intenção é expandir isso para todos. Estamos ainda na fase de testes e ajustes. Feito isso, vamos ampliar paulatinamente para todas as áreas da OAB. Queremos eliminar os papéis e tornar a OAB 100% digital a partir de 2018, prestando um serviço mais ágil e com menor gasto”, afirmou.
Histórico
Jacó Coelho destaca que o OAB Digital teve início no ano passado, com a idealização e preparativos. Nos últimos meses de agosto e setembro, passou por uma fase de planejamento, para o início deste treinamento, que consiste em repassar detalhes da operação de sistema, de trâmites e de como relatar processos.
Foram focados, assim, setores da seccional que lidam com novas inscrições (advogados, estagiários), registro e alterações de sociedades de advogados, bem como processos éticos por inadimplência e por falta de inscrição suplementar em Goiás.
“Todos os que buscarem a carteira de identificação profissional da Ordem, por exemplo, poderão fazer a sua inscrição e anexar documentos necessários pela internet. Eles só terão de vir a OAB num determinado momento, para apresentação de documentos originais, assinatura e colheita da digital. O resto faz pela internet”, explica.
O secretário-geral ainda explica que, neste casos, o processo eletrônico também vale para os conselheiros que vão examinar se os candidatos atendem aos requisitos legais também pela mesma plataforma digital.
“Eles vão analisar tudo isso pelo mesmo processo eletrônico. Não vai precisar receber os autos para tomar as providências. Tudo será feito pela plataforma do sistema eletrônico da OAB”, descreve.