O presidente da Comissão de Acompanhamento Forense da Ordem dos Advogados do Brasil –Seção de Goiás (OAB-GO), Fabrício Antônio Almeida de Britto obteve, na sexta-feira (26), o compromisso do diretor do Foro de Goiânia, Wilson da Silva Dias, de estudar a possibilidade de realização da Semana Estadual de Conciliação (SEC), para desafogar os processos em tramitação na Capital. Também participaram da reunião o vice-presidente da comissão, Filemon Pereira Neves; e os membros Wanderson Ferreira de Medeiros, Tênio do Prado, Eduardo Siade e André Luis de Cortes de Souza.
A ideia é que – diferentemente do que ocorre nas audiências marcadas para a Semana Nacional de Conciliação, que é um evento do CNJ, em que o não-comparecimento das partes não lhes prejudica – a ausência da parte em audiências marcadas para a SEC poderá fazer com que ela seja considerada revel.
A OAB-GO também solicitou 200 vagas para advogados no estacionamento do Fórum Cível e mais 60 no Fórum Criminal, onde já foram disponibilizadas 30. O diretor do Foro garantiu que, com a saída das Varas de Família do Fórum Fenelon Teodoro Reis (o Criminal) – prevista para ocorrer quando da inauguração do Cível – atenderá o pleito da Ordem. Disse, ainda, que vai solicitar alterações no projeto do Fórum Cível, de modo a garantir as vagas solicitadas para a advocacia, bem como para atender pleito da OAB-GO no sentido de que a edificação tenha acessibilidade para pessoas com deficiência.
A Ordem pediu, também, que seja ampliada a sala que lhe foi destinada no Fórum Cível. A desburocratização e celeridade na liberação dos alvarás, a desburocratização para pedidos de desarquivamento de processos, a adoção de providencias para que a comarca comece a operar com peticionamento eletrônico e, ainda, a criação de varas para cada juiz da comarca também foram solicitadas pela OAB-GO na reunião. Essa última demanda implicaria na alteração do modelo atual, em que cada vara conta com dois juízes.
Finalmente, a OAB-GO pediu maior celeridade nos trabalhos realizados pela Contadoria, objeto de muitas reclamações de advogados atuantes em Goiânia. Wilson da Silva Dias garantiu que deslocará mais 4 servidores efetivos e 2 estagiários para auxiliar nos serviços e, ainda, que no próximo dia 4 de abril promoverá um mutirão para desafogar os processos ali parados. (Texto: Patrícia Papini – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)