A OAB-GO foi sede, nesta terça-feira (17), do I Colégio de Presidentes de Comissões de Mediação, Conciliação e Arbitragem. O evento contou com o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-GO e da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag). Participaram da abertura o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, o vice-presidente da instituição, Sebastião Macalé, o secretário-geral, Flávio Buonaduce Borges, a secretária-geral-adjunta, Maria Lucila Prudente de Carvalho, o diretor-tesoureiro, Enil Henrique de Souza Filho, a presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-GO, Carla Sahium, e o presidente da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem, Arnoldo Wald Filho.
Carla Sahium destacou que o Colégio de Presidentes é a consolidação do trabalho das comissões e que Goiás tem muito orgulho de sediar o evento. “O advogado moderno é o que apresenta a solução para o cliente, não mais o que mostra o processo. Deixar a mediação e a conciliação de lado significa perder trabalho”, ressaltou. Arnoldo afirmou que o encontro é a realização do trabalho das comissões. “Trazemos a arbitragem não como concorrência à justiça, mas como uma complementação mais ágil e menos custosa.”
Henrique Tibúrcio disse que a OAB-GO fica honrada em receber um evento de tão grande importância e que os advogados devem ter conhecimento sobre a conciliação e mediação para que se tornem uma alternativa. “Não há hoje como se depender do Estado para todas as funções, inclusive a justiça. Por isso a importância de discutir este tema. Que a OAB seja a instituição que vai capitanear o movimento de conciliação, mediação e arbitragem. Nosso objetivo é contribuir para uma justiça célere”, enfatizou.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO