OAB-GO rende suas homenagens a Toniquinho JK

No mês em que Brasília comemora seus 50 anos, a OAB-GO lembra o papel histórico que o advogado jataiense Antônio Soares Neto teve na construção de Brasília. Conhecido como Toniquinho JK, ele integra o grupo de personagens que fazem parte da história da transferência da capital federal do Rio de Janeiro para o Planalto Central.

Em 4 de abril de 1955, o então candidato Juscelino Kubitschek iniciava sua campanha à presidência da república, e escolheu a cidade goiana de Jataí para fazer um comício e iniciar sua campanha. Poucas horas antes do comício, caiu um temporal com uma ventania assustadora. Transferiram o evento para um barracão de uma oficina mecânica e o povo quase não apareceu.

JK ficou sobre um caminhão improvisado, quis conversar com o povo presente e depois abriu espaço às perguntas. Antônio Soares Neto, o Toniquinho, então um rapaz com pouco mais de 30 anos, que trabalhava com seguros e gostava de ler a Constituição, perguntou: "O senhor prometeu cumprir a Constituição. Nela está prevista a transferência da capital para o interior do país, o senhor vai cumprir também isso?". Juscelino, pego de surpresa, demorou a responder à pergunta, mas prometeu também cumprir isso. Foi assim, conforme admitido pelo próprio JK, que nasceu a obstinação do presidente em construir a nova capital.

Antonio Soares Neto entrou para a história, passou a ser conhecido como Toniquinho JK e até hoje é reverenciado como um personagem importantíssimo na história de Brasília, e é sempre convidado para participar de eventos que lembram a construção da capital do Brasil.

Na época do histórico comício de JK, Toniquinho era um estudante que se preparava para ser tabelião em Goiânia. Hoje, Antônio Soares Neto está com 84 anos. Vive entre Goiânia, onde mora, e Jataí, onde tem negócios. Formou-se em Direito em 1980 e advoga na área Cível, especificamente na área de Família. Vai sempre a Brasília. Na semana passada, recebeu uma série de homenagens. Mas neste dia 21, quando a capital federal completa 50 anos, Toniquinho JK estará na cidade de Americana, em São Paulo. Lá, participará da inauguração do Memorial JK da cidade.