Para conscientizar a todos dos direitos conquistados pelas mulheres ao longo dos anos, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) realiza, em suas redes sociais, como Instagram e Facebook, a campanha “21 Dias de Ativismo de Luta e Combate à Violência Contra a Mulher”.
A iniciativa, que teve início em 20 de novembro e vai até o dia 10 de dezembro, é promovida pela Comissão da Mulher Advogada (CMA) e visa, por meio do post com histórias de mulheres que fizeram história na luta por direitos, mostrar como quebrar paradigmas contribuiu para mudar a História do País.
A presidente da CMA, Ariana Garcia, avalia que a intenção é destacar o papel da mulher na alteração de padrões sociais, dentro da política, da educação, da música e em diversas outras áreas, em manifestação contrária à violência praticada contra mulheres, que subjuga e impõe-lhe sofrimento, desmerecendo o protagonismo feminino e seus direitos humanos.
A campanha foi pensada pelas representantes da CMA, as Advogadas: Lana Carmo, Rafaella Barbosa, Flávia Fernandes, Brenna Begliomini, Izabella Devoti e Fabíola Ariadne, que realizaram toda a pesquisa tema.
Mote
Os 21 Dias de Ativismo é uma manifestação mundial, organizada pela ONU, desde 1991 e que procura envolver a sociedade anualmente, na discussão e conscientização de temas pela valorização da mulher e erradicação da violência de gênero.
A CMA tem também levado palestras em empresas e outras pessoas jurídicas para trabalhar com a sociedade civil, os direitos e as conquistas femininas. A membro da comissão, Izabella Devoti, ministrou a palestra “A conquista da Mulher e suas implicações sociojurídicas”, no último dia 29 de novembro.
Outras palestras estão agendadas com a participação das demais integrantes da CMA, no intuito de disseminar a campanha e contribuir com a causa, e se estenderão além do dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos e data de encerramento da manifestação pelos 21 Dias de Ativismo.