A OAB-GO, por meio da Comissão de Direitos Humanos, Acesso à Justiça e Direitos Sociais participa do Seminário Coerção e Punição X Cuidados Humanizados e Democráticos, a ser realizado no próximo dia 27, no Auditório do Edifício Sede do Ministério Público do Estado de Goiás.
Segundo a presidente da comissão, Mônica Araújo de Moura, o foco do seminário serão as internações para dependentes químicos, e serão abordados o lado positivo e o negativo da internação compulsória para o tratamento dos dependentes. “A internação compulsória é um tema atual, porque temos uma crescente de toxicômanos, isto é, pessoas dependentes químicas e que precisam de tratamento. Então, será uma forma de esclarecimento para a sociedade e para as autoridades, para que consigamos um tratamento mais humanizado para esses dependentes”, afirma.
A inscrição é gratuita e pode ser feita a partir do próximo dia 15. Para tanto, basta enviar o nome completo para o e-mail seminariointernacaoforcada@gmail.com.
O evento é uma realização da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Coletivo Liberdade, com apoio da OAB-GO e do grupo Recuio – Refletir para Cuidar (Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção em Saúde Mental) e do Ministério Público.
Confira a programação:
8 h – Acolhimento e entrega de materiais
8h30 – Mesa de Abertura/ Autoridades presentes
9 h – Conferência: "Como o sujeito e a cidade podem se defender da violência das internações forçadas? Instrumentos legais, clínicos e socioculturais", Rubens Roberto Rebello Casara – Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, fundador do Movimento da Magistratura Fluminense pela Democracia (MMFD), membro da Associação Juízes para a Democracia (AJD) e do Corpo Freudiano
Moderador: Fernando Figueiredo dos Santos e Reis – psicólogo, mestre em psicologia social, membro do Coletivo Liberdade
1ºMomento – Instigadores
Mônica Araújo de Moura – Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Conselheira Seccional da OAB/GO
Lourival Belém Júnior – Psiquiatra do SUS, membro do Coletivo Liberdade e
do Fórum Goiano de Saúde Mental
Camila Caixeta – Profª. Doutora da Faculdade de Enfermagem – UFG, membro do Coletivo Liberdade
2º Momento – Conferência
10h30 – Debate
12 horas – Encerramento
14 horas – Roda de conversa com os alunos da Escola de Redução de Danos da UFG e Aparecida de Goiânia, Coordenadores Técnicos dos CAPSad e Consultórios na Rua, e o Dr. Rubens Roberto Rebello Casara.
(Texto: Marina Dinizio – Assessoria de Comunicação Integrada OAB-GO)