OAB-GO entrega equipamentos para CPP de Aparecida e solicita melhorias para advocacia

04/10/2024 Prerrogativa

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio da Comissão de Direitos e Prerrogativas (CDP), entregou na manhã desta sexta-feira (04/10), um aparelho de ar-condicionado e 10 interfones. Os equipamentos serão instalados nos novos parlatórios, recentemente construídos na área administrativa da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Aparecida de Goiânia.

A ação visa aprimorar as condições de trabalho dos advogados que atuam no local e melhorar o ambiente de atendimento com clientes presos, garantindo maior conforto e eficiência. Segundo Alexandre Pimentel, presidente da CDP, o ar-condicionado proporcionará condições de temperatura adequadas durante os atendimentos, enquanto os interfones permitirão uma comunicação mais ágil e segura.

“A ação reflete o compromisso contínuo da OAB-GO com a defesa das prerrogativas profissionais e com a qualidade do atendimento prestado por seus membros. Desta forma, é assegurado que os advogados tenham condições dignas e adequadas para exercer seu trabalho, especialmente em ambientes de maior desafio, como as unidades prisionais”, expressou Pimentel.

Comitiva

A comitiva da CDP para entrega dos equipamentos foi composta pelo presidente Alexandre; pela vice-presidente para assuntos da mulher advogada, Pammella Pimentel; pelo vice-presidente executivo da capital, Kaito Wllysses; pelo vice-presidente para assuntos penitenciários e prisionais, Agmar Vieira; pelo vice-presidente de auxílio geral à advocacia, Paulo Borges; e pelo vice-presidente para assuntos da advocacia extrajudicial e cartorária, Maurilio Gomes.

Além deles, participaram da visita o vice-presidente para assuntos da advocacia criminal judicial, Luiz Carlos Ferreira; o vice-presidente para assuntos da advocacia criminal extrajudicial, Henrique Patrício; os secretários-gerais executivos, Alessandra Borges, Edicarlos Gomes, George Melo e Gislaine Batista; as membros da CDP, Rebeca Guimarães e Letícia Martines; e o advogado Antônio Rodrigo Cândido Freire.

Acordos para melhorias

Durante a entrega dos itens, o diretor da CPP, Moisés da Silva Santana, acolheu os representantes da Ordem para discutir a implementação de outras melhorias na unidade, com foco na facilitação do exercício da advocacia. Um dos pontos centrais da conversa foi a otimização do atendimento no setor de segurança.

A OAB-GO solicitou que a lista de presos seja disponibilizada com mais eficiência ao corpo da guarda. A medida permitirá agilizar o processo de atendimento aos advogados e a localização dos detentos que necessitam de assistência jurídica.

Ficou acordado ainda que a equipe da CPP se comprometerá a acelerar o atendimento aos advogados, garantindo uma busca mais ágil dos detentos que serão atendidos nos parlatórios. Isso inclui, além da entrega da lista, um melhor fluxo de comunicação entre o corpo da guarda e os profissionais da advocacia, minimizando o tempo de espera e as dificuldades encontradas no dia a dia de trabalho.

Orientação da OAB-GO sobre agendamentos de atendimento

A OAB-GO orienta que os advogados façam o agendamento para atendimento dos clientes, pois o agendamento torna o processo organizado e célere, na medida em que os presos são buscados pela manhã, acelerando o atendimento. E ainda sugere que os atendimentos sem agendamento sejam reservados para casos excepcionais e de urgência, podendo apresentar maior demora, já que o procedimento só será iniciado após a chegada do advogado ao local.

×