A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) entregou, nesta segunda-feira (3), a carteira profissional de advogado ao ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador aposentado Carlos Alberto França. O momento simbolizou o início de uma nova etapa em sua trajetória, agora no exercício da advocacia, após 35 anos de atuação no Poder Judiciário. A entrega ocorreu durante a 9ª sessão do Conselho Pleno.
Aposentado voluntariamente, Carlos França é amplamente reconhecido por sua produtividade, competência e visão inovadora. Ele presidiu o TJGO por duas gestões consecutivas (2021-2023 e 2023-2025) e também comandou o Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) nos anos de 2023 e 2024, tornando-se uma das vozes mais respeitadas do Judiciário brasileiro.
Homenagem da advocacia
O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, destacou a relevância do momento e o significado simbólico da entrega.
“Em quase quatro anos de presidência da Ordem, nunca havia feito a entrega de uma carteira profissional durante uma sessão do Conselho Seccional. Fiz questão de convidar o agora advogado Carlos Alberto França especialmente por sua atuação à frente do TJGO, marcada pela abertura institucional e pela mudança de paradigmas. Criamos um novo marco de relacionamento entre a OAB e o Tribunal, baseado no diálogo e na construção conjunta. Esta entrega é, portanto, uma homenagem de agradecimento da advocacia ao sempre presidente do TJGO, que a partir de hoje enobrece ainda mais a advocacia goiana”, afirmou.
Em sua primeira fala como advogado, Carlos Alberto França expressou emoção e gratidão pela nova fase.
“É uma satisfação muito grande receber a carteira da OAB e falar pela primeira vez como advogado. Fui muito feliz no Poder Judiciário por 35 anos. Agora, ao assumir esta carreira, faço o compromisso de honrar e trabalhar muito pela advocacia, que é tão essencial para a sociedade goiana. Agradeço ao presidente Rafael Lara por me conceder essa honra em uma sessão formal do Conselho. Serei objetivo na minha atuação, e deixo aqui meu sincero agradecimento”, declarou.
A solenidade foi marcada pela reverência ao legado de quem, com dedicação e diálogo, contribuiu para o fortalecimento da Justiça e, agora, passa a somar esforços na defesa da advocacia goiana.


