Com 93 anos de atuação ininterrupta em defesa da Justiça e da democracia, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) foi homenageada nesta sexta-feira (11) pela Câmara Municipal de Goiânia. A sessão solene, proposta pelo vereador Willian Veloso (PL), resgatou a trajetória da Seccional desde sua instalação, em 12 de abril de 1932, e enalteceu seu legado na defesa do sistema de Justiça e na valorização da profissão.
A cerimônia contou com a presença da diretoria da Seccional, da Caixa de Assistência dos Advogados (Casag), da Escola Superior da Advocacia (ESA), e de conselheiros seccionais e federais, bem como de autoridades do Judiciário, membros da sociedade civil e de entidades jurídicas. Ao longo da solenidade, foi destacada a trajetória da OAB-GO como instituição fundamental na defesa do Estado Democrático de Direito, da Constituição Federal e das garantias individuais. Mais de 170 advogados(as) foram homenageados com o Diploma de Honra ao Mérito, em reconhecimento às contribuições prestadas à advocacia e à sociedade goiana.
Defesa da democracia
O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, destacou que “a história da Seccional é escrita por pessoas, advogadas e advogados que, no exercício diário de suas funções, muitas vezes de forma silenciosa, constroem e defendem os direitos dos cidadãos goianos”. Ele acrescentou que “dos mais de 50 mil profissionais inscritos atualmente na Seccional, cada um deixou e continua deixando sua marca nessa trajetória coletiva”.
Segundo ele, a OAB tem se consolidado como referência nacional na defesa intransigente das prerrogativas da advocacia, na valorização dos honorários, no enfrentamento ao exercício ilegal da profissão e na promoção de uma instituição mais plural, inclusiva e representativa em suas instâncias decisórias.
O presidente também ressaltou que “a Ordem está presente nas grandes causas do país, no combate à corrupção, na promoção dos direitos humanos, na preservação do meio ambiente e na construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária”.
Em sua fala, o vereador William Veloso destacou a importância da Ordem para a história de Goiás e para a defesa da democracia.
“Celebramos hoje não apenas a longevidade da OAB, mas, sobretudo, o legado construído em prol da Justiça e da cidadania em nosso Estado. A OAB tem trilhado uma trajetória exemplar ao longo dessas nove décadas, defendendo as prerrogativas da advocacia, mas, acima de tudo, os direitos da sociedade goiana. Esta celebração é também das inúmeras vidas que foram transformadas pela advocacia. Ao fortalecer a advocacia, fortalecemos os alicerces de uma sociedade mais justa e democrática”, afirmou.
Compromisso
Discursando em nome dos homenageados, a conselheira federal da OAB, Ariana Garcia, afirmou que o reconhecimento entregue representa a força e o compromisso da advocacia goiana em promover transformações sociais relevantes.
“Estamos aqui, não apenas porque somos advogados e advogadas, mas porque a OAB é um símbolo de luta e respeito. O reconhecimento que recebemos hoje é fruto da nossa tenacidade e do nosso compromisso em promover mudanças significativas para a sociedade, mesmo que ao longo do tempo mudem as formas de ataque à advocacia”, declarou. Ela também destacou a importância de manter o protagonismo da instituição: “Conversando com meus pares, sinto um coração corajoso pulsando dentro da OAB de Goiás, prontos para projetar nossa força a nível nacional.”
Ex-presidentes
Presente no evento, o ex-presidente da OAB-GO, Miguel Cançado (2004-2009), afirmou que “a presidência é um maravilhoso desafio, sempre conduzido e realizado com dedicação e responsabilidade. Todas as conquistas desse período não são minhas, são da advocacia de Goiás. A Ordem transcende a representação de uma classe: ela é a própria essência da democracia”.
Por sua vez, o ex-presidente Henrique Tibúrcio (2010-2015) destacou que, ao longo desses 93 anos, a OAB só se fortaleceu. “Não se preside essa instituição sem sacrifício pessoal, é um exercício que exige muito do presidente na defesa da advocacia e da sociedade. Se há algo de que me orgulho na vida, é de ter sido presidente da OAB”, disse.
Presenças
A mesa diretiva da solenidade foi composta por autoridades representativas dos três Poderes e da advocacia goiana. Estiveram presentes a secretária-geral adjunta, Thaís Sena de Castro; o diretor-tesoureiro, David Soares; o presidente da Casag, Eduardo Cardoso Jr.; o diretor-presidente da ESA, Rodrigo Lustosa; o conselheiro seccional Hebert Batista Alves; o conselheiro federal licenciado e procurador-geral de Goiânia, Wandir Allan de Oliveira; e o ex-presidente da subseção de Itumbiara, Breno Borges, representando todos os presidentes do interior do estado. Também estiveram presentes os vereadores Bruno Diniz e Lucas Vergílio.
História
A Seccional goiana da OAB foi criada em 14 de dezembro de 1931 e instalada em 12 de abril de 1932, no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), então localizado na cidade de Goiás, antiga capital do Estado. Atualmente, a OAB-GO é uma das maiores seccionais do Brasil, com 57 subseções, 66 delegacias e mais de 100 comissões de trabalho, sendo responsável pela representação, disciplina e fortalecimento da advocacia em todo o território goiano.
Com personalidade jurídica própria e estrutura federativa, a OAB-GO exerce função pública independente, sem vínculo com a administração estatal. Sua missão é defender a Constituição, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis e o aperfeiçoamento das instituições jurídicas. Além disso, atua na seleção, disciplina e representação da advocacia.