Para orientar a população sobre a legislação eleitoral, a OAB-GO lançou nesta sexta-feira (14) uma cartilha que diz de forma simples o que os candidatos podem ou não podem fazer em suas campanhas. No Terminal Isidória, o presidente da seccional, Henrique Tibúrcio, o diretor-tesoureiro, Enil Henrique, conselheiros e membros da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) deram início à distribuição dos 50 mil exemplares, que vão circular em todo o Estado. O presidente do Sindilojas, José Carlos Palma Ribeiro, também participou do lançamento.
"As tentativas de compra de voto já estão ocorrendo, como revelam nossas estatísticas de denúncias que chegaram à OAB-GO e o eleitor precisa estar atento às irregularidades. A Ordem trabalha para que tenhamos eleições limpas, o que beneficia toda a sociedade e fortalece a democracia", afirmou Tibúrcio.
Cerca de 300 eleitores fizeram contato nos canais de atendimento da campanha Eleições Limpas, desde 7 de julho. As principais denúncias registradas tratam de propaganda ilegal, aliciamento do eleitor e uso da máquina administrativa.
Canais de denúncia
A cartilha está disponível nos sites www.oabgo.org.br e www.eleicoeslimpas.com.br, onde existe também espaço para que o eleitor denuncie violações praticadas por candidato. As denúncias também podem ser realizadas pelo telefone 0800 642 2210, que funciona 24 horas.
As denúncias são encaminhadas para as instituições e autoridades competentes, tais como Ministério Público, Polícia Militar e Tribunal Regional Eleitoral. As cartilhas serão distribuídas nas 41 subseções da OAB no interior do Estado e por instituições parceiras da campanha, entre elas a Acieg e o Sindilojas.
Também participaram do lançamento da cartilha os conselheiros seccionais Alexandre Prudente, Antônio Pereira de Santana e Márcia Queiroz do Nascimento, o presidente da CAJ, Enil Henrique Neto, e os membros da CAJ Israilton Pereira da Silva, Jorcelino Laranjeiras Neto, Marta Neres Rodrigues, Regis Rodrigues, Thayza Florencio de Sousa, Guilherme de Araújo, Tobias Amaral, Wanderson de Oliveira.
Principais denúncias
Propaganda irregular: 74 denúncias
Aliciamento do eleitor: 50 denúncias
Uso da máquina administrativa: 31 denúncias
Denúncias de outros estados
Alagoas
Piranhas: 2
Bahia
Santo Antônio de Jesus: 1
Ceará
Maracanaú: 1
Pernambuco
Olinda: 1
Santa Cruz do Capibaribe: 1
Minas Gerais
Contagem: 1
Rio de Janeiro
Magé: 1
Rio de Janeiro: 1
Santa Catarina
Santo Amaro da Imperatriz: 1
São Paulo
Lavínia: 1
Rio Grande da Serra: 1
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO