OAB-GO acompanha reunião sobre rezoneamento eleitoral no TRE

12/05/2015 Notícias, Reunião
O secretário-geral da OAB-GO, Julio Cesar Meirelles, acompanhou, na tarde desta segunda-feira (12), uma comitiva de Itaguari, Taquaral e Santa Rosa, em reunião com o vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), o desembargador Kisleu dias Maciel Filho. Em pauta estava a possibilidade do rezoneamento eleitoral de forma que as três cidades integrassem a mesma zona.
De acordo com o prefeito de Taquaral, Willis Antonio de Morais, os três municípios estão unidos por vários motivos, e o eleitoral seria um deles. "Essa é uma região pujante, diferenciada. A união pela zona eleitoral é apenas um motivo, mas nossa economia, principalmente, é nossa maior ligação. Separar os municípios em zonas diferentes dificultaria  muito a situação para nossas cidades", destacou.
A prefeita de Santa Rosa, Leila Silva César, também reforçou a importância de manter os municípios unidos. "Estamos lutando por um ideal de ligação entre as cidades e até mesmo a criação de um polo industrial."
O promotor da comarca, José Antônio Correa Trevisan, fez coro ao pedido dos prefeitos e destacou a importância de manter as cidades na mesma zona eleitoral. "São municípios que se unem para o desenvolvimento, é muito mais que o fator eleitoral. A saída da zona é um desprestígio."
O desembargador explicou à comitiva que a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TsE), que determina o rezoneamento, deve ser cumprida e que Goiás é um dos estados que precisa fazer essa adequação. "A Resolução tem o objetivo de dar maior efetividade na justiça eleitoral. Sabemos da preocupação das zonas que correm o risco de serem extintas, mas há critérios dos quais não é possível fugir."
O desembargador esclareceu ainda que será feito um estudo dentro dos padrões da portaria, que será uma radiografia exata e atualizada do Estado. Posteriormente, este estudo será objeto de sugestões e críticas, com participação da sociedade e de entidades como a OAB-GO. Após esta etapa, será elaborado um relatório final, que será submetido à corte. "No momento certo as postulações serão apreciadas", destacou.
Julio Cesar afirmou que a OAB-GO já discutiu o projeto em sessão e que irá submeter as sugestões em tempo hábil. "A Comissão de Direito Eleitoral vai debater o tema e aprofundar a discussão para enviar as considerações a tempo. Isso mexe com a sociedade, com a fiscalização das eleições, e impacta diretamente os advogados, pois restringe a área de atuação desses profissionais", ressaltou.
Integraram a comitiva também os conselheiros seccionais Leonardo Bezerra, que é também presidente da Comissão de Valorização dos Honorários e da Remuneração Salarial dos Advogados, e Valéria Pelá, o deputado federal por Goiás Roberto Balestra, o deputado estadual Nédio Leite, e o assessor do senador por Goiás Wilder Morais.
(Texto: Carolina Pessoni – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)
×