Desde o momento em que assumiu o comando da seccional Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), a nova diretoria tem trabalhado incessantemente para implementar seu novo modelo de gestão. E ao longo deste processo, um lema tem sido exaustivamente defendido e tornou-se praticamente um ‘mantra’ por parte daqueles que lideram e executam esta virada: modernizar a OAB. E juntamente com estes dias derradeiros de agosto, finaliza-se um ciclo, para o início de uma nova e revigorante fase da OAB Goiás. Rompe-se definitivamente com o passado e suas práticas defasadas.
Após uma semana de trabalhos, entrou definitivamente em operação nesta quarta-feira (31) a plataforma do Sistema BR Conselhos, um novo sistema de gestão de inscritos e de controle de processo digital da Ordem. O sistema trará avanços para o trâmite dos processos e agilizará significativamente os serviços, principalmente os mais demandados na Central de Atendimento, como negociação de anuidade e atualização cadastral. “Até então, todo e qualquer serviço que o advogado precisava, ele tinha que comparecer pessoalmente. Com este novo sistema, a expectativa é que tudo passe a ser feito por meios digitais. Ou seja, a pessoa poderá resolver de sua própria casa ou escritório, através da internet”, prevê o presidente Lúcio Flávio de Paiva.
Kenia Márcia de Oliveira, de Caldas Novas, foi a primeira advogada atendida já no novo padrão de atendimento. Ela veio para fazer baixa de licenciamento, renovação de cartão e carteira e averbação de nome e saiu impressionada. “Além de ter sido muito bem atendida, os funcionários demonstraram preparo. Incrível que não precisei deixar nenhum documento meu, todos foram digitalizados no ato e estão registrados no sistema. É a modernidade! E a OAB mostrou que está pronta para ela”, elogia.
Alívio para a atendente Kedma, que passou pela expectativa de se adaptar à nova plataforma. “A experiência com o sistema está sendo muito o positiva, pois nos permite muita agilidade na prestação do serviço”, aprova. Para Giovanna Menezes Faquim, encarregada da Central de Atendimento, a informatização é importante para a melhoria dos trabalhos realizados, o que irá beneficiar diretamente o advogado e a população. “A reestruturação para acabar com os papéis envolve a inovação dos processos internos. Essa modernização é fundamental”, pontua.
O coordenador de Tecnologia da Informação (TI) da OAB-GO, Leonardo Peixoto, afirma que nos próximos dias será possível elaborar uma avaliação mais contundente do impacto que as mudanças trouxeram e que esse primeiro estágio é de adaptação, tanto para os clientes internos e externos. “Ainda não podemos falar em números, porque estamos vivendo o primeiro dia da mudança. E como qualquer mudança, sempre há alguns ajustes a serem feitos aqui e ali, mas já tivemos uma impressão positiva de como as coisas passarão a ser”, prevê.
O secretário-geral da OAB Goiás, Jacó Coelho, destaca que modernizar a OAB é um desafio que se equivale à magnitude da Ordem, uma vez que não se limita à aquisição de equipamentos e renovação de processos. “Esse passo que estamos dando está sendo uma verdadeira revolução. Mas não basta mudar máquina, adquirir tecnologia. Implica também em uma mudança de cultura. É preciso que a gente perca aquela mentalidade de funcionalismo público e adote uma visão empresarial. A Ordem é uma entidade privada e deve agir como tal”, pondera.
Estrutura defasada
Com o intuito de estudar as melhores soluções a serem adotadas em Goiás, o secretário-geral Jacó Coelho fez ainda no primeiro semestre uma visita à seccional do Distrito Federal (OAB-DF), com a qual pode traçar um paralelo. “A seccional de lá atende 38 mil advogados ativos, enquanto que Goiás está chegado aos 28 mil. São dez mil advogados a mais; no entanto a seção DF trabalha com algo em torno de 230 colaboradores. Isso graças exatamente a uma máquina melhor estruturada, com sistemas eficientes, estrutura física e equipamentos mais modernos”, compara Jacó. O impacto orçamentário, segundo a diretoria, virá em curto prazo. “Daqui até o final do ano a gente pretende economizar até R$ 5 milhões com a série de mudanças já feitas”, afirma Lúcio Flávio.
O presidente Lúcio Flávio Siqueira de Paiva destaca que uma gestão democrática, participativa, transparente e com seriedade no trato da coisa pública, tão ambicionada por todos, só é possível com a adoção de diretrizes que viabilizem esse processo. Em pleno século XXI, a OAB Goiás ainda fazia uso de uma estrutura com décadas de atraso. “Ao chegar aqui, encontramos uma estrutura totalmente obsoleta, deteriorada e que demandava manutenção urgente”, lembra Jacó Coelho.
Ao assumir o comando, a nova gestão logo pôde constatar que a seccional não dispunha de uma plataforma de sistema de informações, no-breaks e geradores, além de ter cabeamentos e instalações elétricas ultrapassadas. Nos cartórios e arquivos da seccional, por exemplo, não há sistema de informatização. Esse processo de modernização impacta diretamente toda a infraestrutura de Tecnologia da Informação da OAB Goiás e não acaba por aqui. A seccional vem trabalhando para, ainda este ano, lançar a nova versão de todos os sites administrados pela seccional: o Portal da OAB Goiás, o Portal da Transparência, do CEL e da ESA.
(Texto: Marília Noleto – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)