A Ordem dos Advogados do Brasil – seção Goiás (OAB-GO) vê com estranheza e preocupação a suspensão de rede social do portal de notícias Mais Goiás, motivada pela divulgação de uma opinião do jornalista Pablo Kossa.
A OAB-GO entende que a suspensão agride as liberdades de imprensa e de expressão, direitos fundamentais de cidadania inscritos em pedra na Carta Magna. A medida, impositiva, é um indício ruim, perigoso e não isolado de censura ao pensamento.
A discussão pública envolvendo posições políticas é uma premissa democrática. Calar vozes é tipico das ditaduras e queremos crer que seguiremos sem retrocessos na solidificação de um regime que privilegie a multiplicidade de vozes.
O calor e a tolerância aos debates deve ser um sintoma de liberdade. Para aqueles que eventualmente sentirem a honra agredida, o caminho de reparação deve ser mediado pelo Poder Judiciário, jamais pela mordaça.
De modo que a OAB-GO solidariza-se com o portal Mais Goiás, com o jornalista Pablo Kossa e com todos aqueles que, independente de matiz ideológica, foram de algum modo constrangidos em suas opiniões.
OAB-GO