Nota em repúdio aos ataques contra a advocacia de Rubiataba

A Subseção de Rubiataba da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) repudia ofensas dirigidas contra seus inscritos por outorgantes de representações judiciais que, insatisfeitos com o deslinde de processos, lançam ataques contra a categoria pelas redes sociais.

Emitir comentários desabonadores e com o uso de linguajar de baixo calão contra a advocacia, assim como ressaltar de forma pejorativa as características físicas daqueles que a exercem, ultrapassa o campo da ofensa individual – primária e particular – para atingir a honra coletiva, institucional e classista.

A OAB não admite – e jamais admitirá – este tipo de comportamento e, portanto, buscará a devida apuração e a reparação junto àqueles que usam as redes sociais para desferir ataques à imagem da advocacia perante a opinião pública.

Salientamos que há canais próprios para apuração de supostos desvios éticos de nossos inscritos, quais sejam: a Ouvidoria e o Tribunal de Ética da OAB-GO, devendo ser respeitado o devido processo administrativo.

Ofender a advocacia, em decorrência da dinâmica própria dos processos judiciais, em que quase sempre há parte sucumbente, só expõe despreparo e desequilíbrio e, por derradeiro, prejudica o sentimento de Justiça, pois torna esta virtude uma artificialidade ineficaz.

Na atual vigência do Estado Democrático de Direito, essa ignominia é um ataque à evolução da relação entre representados e representantes, que buscam, honestamente, a garantia de direitos. Não se pode admitir este comportamento.

Ofender a honra de uma mulher advogada, por conta de seus atributos físicos, é uma ato de barbárie, que não vamos admitir.

Anielle Izarias
Presidente da subseção de Rubiataba

×