Mês da advocacia: conheça o trabalho da conselheira seccional Thais Moraes de Sousa

– Como foi sua trajetória profissional na advocacia até chegar aqui como conselheiro(a) seccional da OAB-GO? 

Minha trajetória profissional não fugiu à regra de altos e baixos nos cinco primeiros anos de advocacia e após esse período passou por um melhor direcionamento de área de atuação e clientela. Hoje atuo com prioridade na área eleitoral, publicista e administrativista. 

Em 2017, atuei na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia-GO. Em 2018, assumi a assessoria jurídica da Comissão de Organização de Municípios da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Em 2019, me tornei Superintendente da Criança, Adolescente e Juventude do Estado de Goiás. Em, 2020 tomei posse como Procuradora Geral da Câmara Municipal de Luziânia – GO e em 2021 assumi a Procuradoria Geral do Município de Luziânia – GO. 

Todo esse período descrito foi conciliado com a advocacia privada em escritório próprio. Em 2022, atuei exclusivamente na advocacia privada prestando assessoria para órgãos públicos municipais. Desde 2020, minha atuação profissional está mais concentrada no interior do Estado de Goiás, principalmente na região do Entorno do DF. 

Atualmente, além da advocacia privada, exerço também uma assessoria jurídica na Diretoria de Compras – Secretaria de Planejamento da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

Na política classista, no primeiro mês de inscrita já tomei posse como membro da Comissão Especial de Valorização das Mulheres da OAB-GO (CEVM), e no mesmo ano me tornei vice-presidente.  Em 2017 assumi a Presidência da referida comissão, espaço que ocupei até o fim da última gestão do Dr. Lúcio Flávio, em dezembro de 2021. 

Nessa oportunidade, lançamos o importante projeto “Maria da Penha vai às escolas”, o “Clube de Leitura das Mulheres Advogadas”, realizamos dezenas de eventos, mobilização e participamos de grandes movimentações nacionais em defesa dos direitos e proteção de mulheres.

Em 2022, tomei posse como conselheira seccional, em vaga titular, e assumi também a vice-presidência da Comissão da Advocacia Municipalista da OAB-GO, espaços que ocupo até a presente data. 

– Como você tem contribuído no Conselho Seccional para o impulsionamento da advocacia? 

Além de cumprir as atribuições legais do Conselho Seccional, julgando processos éticos, de interesse da advocacia e da sociedade, e buscando aplicar a melhor interpretação das regras, leis e precedentes, também procuro apoiar iniciativas da instituição, inclusive das comissões e de todo sistema OAB (incluindo ESA, CASAG e subseções), sempre colaborando com ideias, ações e participação. 

×