MARIANE STIVAL ASSUME INTERINAMENTE A PRESIDÊNCIA DA ESA-GO

08/03/2024 ESA

No mês de março, dedicado à celebração e reconhecimento das conquistas das mulheres ao longo da história, a Escola Superior da Advocacia de Goiás (ESA-GO) anuncia uma significativa mudança em sua liderança. A presidência da instituição foi transferida, interinamente, para Mariane Stival, vice-presidente de interior — subseções. A posse aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 8 de março.

Rodrigo Lustosa, atual presidente da ESA, cede temporariamente a gestão, até 15 de março, em reconhecimento ao papel fundamental desempenhado pelas mulheres no âmbito jurídico e na sociedade. A iniciativa busca não apenas homenagear, como também promover a igualdade de gênero e fortalecer a presença feminina em posições de liderança.

“Este gesto possui uma importância significativa, remetendo-nos à urgência de mudança de paradigmas e ao constante combate ao machismo enraizado em cada um de nós. A transferência da presidência não apenas carrega consigo um poderoso simbolismo, mas também efetivamente amplifica as vozes das mulheres, contribuindo para a promoção de uma cultura mais inclusiva”, profere Rodrigo.

Compromisso com a Igualdade

Segundo Mariane, o ato de transferência, além de possuir um valor simbólico grandioso, representa uma conquista para todas as mulheres. “Hoje relembro a luta de Myrthes Gomes de Campos, a primeira mulher a exercer a advocacia no país. Enfrentamos muitos desafios: conciliar maternidade, cuidados com a casa, família e o trabalho. Passei por isso e sei o que muitas mulheres advogadas enfrentam, mas o conhecimento é uma força impulsionadora. Chegamos onde estamos porque lutamos bravamente para ocupar os lugares que nos são de direito”, afirma a presidente interina.

A responsabilidade à frente da Escola, conforme a presidente, é significativa; no entanto, a ESA é um espaço de direito à voz, que trabalha para conscientizar sobre as mudanças sociais e promover a participação. “A educação é minha vida. Por representar aquilo que vivo e amo, entrego à advocacia goiana todo o meu comprometimento durante este mês. Faço isso não apenas na condução da presidência de nossa escola, mas com zelo e qualidade em todas as atividades que a ESA oferece. É por esses trilhos que caminharemos”, finaliza Mariane.

Mariane Stival

Doutora em Direito pelo Centro Universitário de Brasília e pela Universidade de Paris-Sorbonne, Mariane Stival destaca-se por uma trajetória profissional exemplar. Possui pós-doutorado e atua como advogada nas áreas Internacional, Família e Cível. Além disso, desempenha o papel de professora em programas de mestrado, doutorado, graduação e pós-graduação na Universidade Evangélica de Goiás, sendo também avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Mariane integra o Conselho Científico da Academia Brasileira de Direito Internacional, sendo reconhecida por sua contribuição como pesquisadora visitante na Corte Europeia de Direitos Humanos em Estrasburgo e no Tribunal Penal Internacional (TPI). Adicionalmente, faz parte do Núcleo de Estudos em Tribunais Internacionais da Universidade de São Paulo (USP). Sua dedicação à pesquisa é evidenciada por sua autoria de livros sobre Direito Internacional, Federalismo Brasileiro e Direitos Humanos, consolidando sua posição como uma das vozes mais respeitadas no cenário jurídico brasileiro.