Mais de 1,5 mil comparecem à posse festiva da OAB-GO

27/01/2016 Evento, Notícias

A posse festiva dos dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO), da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) e do conselheiros seccionais foi realizada, na noite de terça-feira (26), no Centro de Cultura, Esporte e Lazer da instituição e contou com a presença de cerca de 1,5 mil pessoas, dentre as quais as do presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e de seu vice – e futuro presidente da instituição – Claudio Lamachia, e do governador Marconi Perillo. 

Da OAB -GO estavam na mesa o presidente, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva; o ex-presidente Enil Henrique de Souza Filho; o vice-presidente, Thales José Jayme; o secretário-geral, Jacó Carlos Coelho; o diretor-tesoureiro, Roberto Serra da Silva Maia; a secretária-geral adjunta, Simone Oliveira Gomes e o conselheiro federal , Leon Deniz. Também compuseram a mesa o presidente da Casag, Rodolfo Otávio Pereira da Mota Oliveira; o vice-presidente da Casag, Marcelo Di Rezende Bernardes e o diretor-geral da Escola Superior da Advocacia (ESA), Rafael Lara Martins. 
Ainda na mesa diretiva estavam o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 18ª Região, desembargador Aldon Taglialegna; o desembargador Carlos Escher, no ato representando o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO); o juiz federal Juliano Taveira; o procurador-geral da Justiça, Lauro Machado Nogueira; o procurador-geral do Estado, Alexandre Tocantins; o defensor público geral do Estado, Cleomar Rizzo; o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Anselmo Pereira; o presidente da Comurg, Edilberto Dias, no ato representando o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia; o procurador-geral do Município de Aparecida de Goiânia, Tarcísio Francisco dos Santos , no ato representando o prefeito da cidade, Maguito Vilela; e procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho, Janilda Guimarães de Lima. 
Também participaram da cerimônia os presidentes da OAB-DF, Juliano Costa Couto, da OAB-MG, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, e da OAB-TO, Walter Ofugi; o conselheiro federal (DF) Ibaneis Rocha. Foram registradas, ainda, as presenças de outras autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário municipal e estadual, além de diversas entidades classistas.
Discursos
Em seu discurso, Marcus Vinícius chamou a atenção para os principais temas de debate – e bandeiras da Ordem – no cenário nacional e ressaltou a performance da advocacia goiana. “Seccional de destaque na defesa das prerrogativas profissionais, que acolheu de forma democrática o novo líder para uma OAB cidadã: Lúcio Flávio, tenho certeza que exercerá o melhor dos mandatos de todos os tempos neste valoroso estado”, saudou. 
Marconi Perillo também desejou sucesso ao novo presidente e aos demais dirigentes e conselheiros, destacando a importância do diálogo e da parceria entre as instituições. Falou, ainda, de sua satisfação com a proximidade de resolução da demanda relativa ao pagamento dos advogados dativos. 
Essa questão também foi abordada por Lúcio Flávio que, em seu discurso, celebrou o fato de o diálogo entre a OAB-GO e o Governo de Goiás estar em estágio avançado, sobretudo diante da aprovação, pela Assembleia Legislativa, do projeto de criação de um fundo que destinará parte dos emolumentos cartorários para o pagamento da Unidade de Honorários Dativos (UHDs). “Já percorri todo o Estado de Goiás e posso afirmar que ouvi praticamente toda a advocacia goiana cujo grande reclame é a solução e o resgate dos pagamentos da UHD. Por incrível que possa parecer a muitos, os nossos colegas dependem disso para colocar comida em casa, todo mês”, afirmou. 
Lúcio Flávio anunciou, aos presentes, que, em reunião durante a tarde com Marconi Perillo, foi informado que, o fundo poderá destinar, em 2016, cerca de R$ 16 milhões para atualização e pagamento da UHD. O presidente da OAB-GO agradeceu à “esmagadora maioria” dos advogados de Goiás que, a seu ver, deixaram claro, nas urnas, o desejo por esta nova gestão na entidade. “Chegamos até aqui nos braços de quase 10 mil votos. E minha satisfação foi constatar que pudemos vencer limpos, sem transacionar, um milímetro que fosse, qualquer princípio de moralidade. Não precisamos entrar nas maquinações do poder para ascender a cargos que possam fazer a diferença para a sociedade. E, disso, fica uma lição: a de que é possível mudar este País assim, com honestidade, com transparência e trabalho”, bradou. 
O presidente da OAB-GO também defendeu, com veemência, que a instituição volte a protagonizar os principais debates da sociedade, com ênfase para as questões afetas ao combate à corrupção. “A Ordem participou ativamente do processo de redemocratização no País, noutro momento. Na atual quadra de nossa história, nosso combate intransigente será à corrupção. É aí que a Ordem tem de desfraldar sua bandeira de luta. E é bom que se lembre que a corrupção nasce no sistema de financiamento de campanha”, destacou, anunciando que a seccional trabalhará ativamente contra o chamado caixa dois de campanhas eleitorais.
Acesse AQUI as fotos do evento.
×