A liderança institucional na defesa dos mais vulneráveis ganhou as ruas de Goiânia na manhã desta terça-feira, 16 de junho. Sob a coordenação da Comissão do Advogado Sênior e da Pessoa Idosa (Ceas) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), advogados e defensores dos Direitos Humanos promoveram uma ampla mobilização em alusão ao “Junho Violeta”. A iniciativa busca romper o silêncio que frequentemente cerca os abusos cometidos contra a população idosa e pautar a urgência de uma rede de proteção ativa.
A ação capitaneada pela Ceas teve início às 8h, com concentração em frente ao Meu Escritório da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag). A partir desse ponto, frentes de atuação se estenderam por eixos estratégicos de grande fluxo da capital, como a Praça dos Bandeirantes, no Centro, e os arredores da Matriz de Campinas. Durante toda a manhã, a advocacia atuou diretamente no corpo a corpo com a população, distribuindo panfletos informativos e oferecendo orientações sobre como identificar e denunciar violações.
Grito de alerta
A escolha do roxo e do violeta para estampar a campanha carrega uma simbologia profunda de conscientização e denúncia contra a dor oculta.
“Estamos aqui em prol da pessoa idosa. O mês de junho foi instituído pela ONU, em 2006, como o Junho Lilás ou Junho Violeta. São cores fortes, que remetem ao sofrimento, desde o contexto histórico e religioso até as dores que o idoso enfrenta nos dias de hoje”, explicou Maria Madalena, presidente da Ceas, ao lado das diretoras do grupo Maria Terezinha do Prado Monteiro (vice-presidente da capital) e Wânia Maria Mendes (secretária-geral).
Para a presidente, a atuação de campo da OAB-GO funciona como um catalisador para que a própria comunidade passe a vigiar e proteger seus idosos, combatendo agressões que vão muito além das marcas físicas.
“Hoje é um dia de advertência. É um momento para conclamar a sociedade a dizer ‘não’ à violência contra a pessoa idosa, seja ela física, psicológica, financeira, patrimonial ou sexual. Esse movimento serve para despertar a sociedade e exigir o respeito que a pessoa idosa merece”, acrescentou Madalena.
Articulação de forças
Demonstrando forte capacidade de articulação política e social, a comissão reuniu importantes parceiros institucionais na caminhada. O Poder Legislativo foi representado pela Comissão de Atenção à Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), presidida pelo deputado estadual Ricardo Quirino (Republicanos). A advocacia trabalhista também somou forças por meio de Jales Soares da Silva, coordenador da Humana Agatra, o braço de ação social da Associação Goiana dos Advogados Trabalhistas (Agatra).
Papel institucional e canais de denúncia
Além do ato público, o foco central da comissão é municiar a população com ferramentas práticas de proteção. O panfleto distribuído conjuntamente pela OAB-GO, Casag e a Escola Superior de Advocacia (ESA) alerta que violências silenciosas, como a patrimonial (retenção de cartões bancários e controle indevido de aposentadorias) e a psicológica (abandono afetivo e humilhações), são crimes previstos em lei e precisam ser combatidos rigorosamente.
A Ceas reforça que a proteção à pessoa idosa é um dever coletivo e permanente. Ao presenciar qualquer indício de negligência ou abuso, o cidadão não deve se omitir.
Canais de denúncia:
-
Disque Direitos Humanos: ligue 100 (gratuito e anônimo)
-
Delegacia do Idoso (Goiânia): ligue 197 ou (62) 3201-1501
-
Comissão da Pessoa Idosa OAB-GO: atendimento e suporte institucional na sede da seccional.



