Em noite de muita emoção, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO) homenageou, na segunda-feira (5), 57 pessoas, entre fundadores, ex-presidentes e ex-juízes do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da entidade, bem como os membros das antigas Comissões de Ética, com a entrega de certificados de honra ao mérito. Na solenidade, realizada no Auditório Eli Alves Forte, em Goiânia, também foi feita saudação especial às funcionárias da secretaria do TED.
O evento foi coordenado pelo presidente do TED, Frederico Augusto Auad de Gomes e contou com a presença do presidente da OAB-GO, Enil Henrique de Souza Filho. Também participaram, e compuseram a mesa diretiva da cerimônia, o secretário-geral, Julio Cesar Meirelles; o secretário-geral adjunto, Otávio Alves Forte; a tesoureira, Márcia Queiroz Nascimento; o vice-presidente do TED, Mauro Lázaro Gonzaga Jayme; os 1º, 2º e 3º secretários do TED, respectivamente, Mário José de Moura , Ricardo José e José Antônio de Paula Itacaramby e, ainda, o juiz decano do TED, Valdir de Araújo Cesar.
Enil Henrique agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância da atuação do TED para a garantia da credibilidade da OAB-GO. "Com toda certeza, não é fácil nem agradável julgar colegas. Mas fazê-lo com imparcialidade e justiça, como tem feito o TED, reafirma a seriedade e competência de nossa instituição e, mais ainda, ressalta um aspecto fundamental que, a meu sentir, deve sempre caracterizar a OAB: a independência", salientou o presidente, que pediu uma salva de palmas a todos os homenageados e atuais membros daquele tribunal.
O presidente da OAB-GO parabenizou Frederico Auad pela condução do TED e lembrou que, de fevereiro a setembro deste ano, aquele órgão da entidade chegou a realizar 2.532 julgamentos, o terceiro melhor resultado dos últimos 10 anos, que superou, inclusive, as metas da Corregedoria Nacional do Conselho Federal da OAB. "Tenho convicção que essa marca somente foi possível graças ao empenho, seriedade e competência com que Frederico Auad conduz o TED", atestou.
Um breve histórico foi apresentado por Frederico Auad, em seu discurso, que destacou, também, a correlação entre o trabalho desenvolvido pelo TED, em seus julgamentos, e aquele da OAB-GO, frente à sociedade. "Para falar sobre a importância da atuação do TED é conveniente fazer um resgate do que representa a Ordem dos Advogados do Brasil para a construção da democracia no Brasil e para a consolidação das noções de cidadania e de direitos e deveres", ponderou.
Ao lembrar, ainda, que "a OAB é muito mais do que um órgão de classe", Auad pontuou que, graças ao engajamento de seus membros e à firmeza de seus líderes, a entidade "denunciou e vem denunciando as mazelas que ameaçam o Estado Democrática de Direitos e a vida dos cidadãos".
Em manifestação emocionada, o representante dos homenageados, Valdir de Araújo Cesar, por sua vez, falou da alegria e da tristeza que sentia ao participar do evento. "Alegria que sinto por estar aqui, neste momento solene, recebendo essa honrosa homenagem. Tristeza por não ter aqui a presença física dos meus saudosos colegas", disse, em referência a nomes como o do primeiro presidente do TED, Cley de Barros Loyola; do primeiro secretário-geral do TED, José Potenciano Neto; e dos juízes Wilson Guimarães da Silva e Carlos Rabelo, todos já falecidos.
Valdir de Araújo rendeu homenagens póstumas, também, a Eli Alves Forte, "o presidente que promoveu a criação e a instalação deste egrégio Tribunal", salientou. Em seguida, fez, também, um resumo histórico do TED. (Texto: Patrícia Papini – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)