Gestão de escritórios de advocacia é destaque em encontro

08/10/2010 Evento, Notícias

“Passamos cinco anos na faculdade nos preparando para as questões técnicas que envolvem a profissão de advogado, mas a academia não nos proporciona a noção de gestão que o profissional precisa para administrar bem um escritório de advocacia.” Essa afirmação é do advogado Evandro Grili, que conduziu a palestra Um Estudo de Caso de Sucesso, na tarde desta sexta-feira (8), no IV Encontro da Advocacia Jovem de Goiás.
 
Ao destacar questões técnicas da rotina de um escritório de advocacia, Evandro Grili apresentou aos participantes do encontro fatores importantes da história do escritório do qual é sócio e CEO: Brasil Salomão e Matthes Advocacia. De forma didática e esclarecedora, o palestrante abordou também o mercado profissional e destacou, ainda, a importância da gestão sustentável dos escritórios. O presidente da Comissão da Advocacia Jovem da Subseção de Luziânia, Fabrício de Carvalho Honório, foi o debatedor da palestra.
 
“Nós temos de gerir o nosso negócio de maneira profissional e com boas práticas de administração”, enfatizou Evandro Grilli ao relatar os principais fatos que, segundo ele, ajudaram a construir o modelo de gestão do escritório do qual faz parte. O palestrante abordou também os desafios do mercado profissional e disse que é positiva a iniciativa da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) de realizar encontros como esse que proporcionam o conhecimento aos jovens profissionais.
 
O diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Miguel Cançado, também marcou presença no IV Encontro da Advocacia Jovem de Goiás. “Um evento como esse, que congrega profissionais de vários lugares do Estado, reflete a advocacia de amanhã.”
 
Advogado e a Constituição Federal
 
Esse foi o tema da segunda exposição feita, na tarde desta sexta, pelo pós-doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra/Portugal Paulo Lopo Saraiva no encontro de jovens advogados. O palestrante também é mestre e doutor em Direito Constitucional e membro da Comissão Permanente de Direito Constitucional do Instituto dos Advogados Brasileiros.
 
Com um discurso emocionado, o palestrante iniciou a exposição lembrando a composição da Carta Magna: “A Constituição Federal é banhada pelo sangue dos jovens brasileiros”, disse isso remetendo-se à histórica luta contra a ditadura militar e ainda afirmou: “Eu ajudei a escrever a constituição!” O palestrante destacou também que a Constituição mudou a história do Direito brasileiro. “O Direito é uma arte e o maior protagonista dessa arte é o advogado.”
 
Paulo Lopo abordou a estrutura da Carta, conceituando e destacando as características, e ressaltou que a Constituição Brasileira é principiológica. “A relação que o advogado tem com a Carta é íntima. É ele quem provoca todas as melhorias no processo brasileiro.” Além disso, o palestrante destacou também temas polêmicos do Judiciário brasileiro, do Senado e da Câmara Federal.  Os presidentes das CAJs da Subseção de Caiapônia e da Subseção de Itumbiara, Rayner Carvalho Medeiros e Rodrigo Alves da Silva, respectivamente, foram debatedores na palestra.
 
Os participantes do evento assistiram ainda à palestra Perspectivas de Mercado Profissional para o Jovem Advogado, proferida pelo presidente da Comissão Nacional de Apoio ao Advogado em Início de Carreira do Conselho Federal da OAB, Paulo Brincas. O palestrante é mestre em Direito e autor de vários livros e artigos na área de Direito Comercial.

O encontro foi bem aceito e elogiado pelos jovens profissionais. O advogado Hugo Lisboa, que atua nas áreas Cível e Previdenciária, observou que os temas e os palestrantes foram excelentes e bem escolhidos. “Já participei de eventos da ESA, os quais considero importantes, mas do encontro de jovens advogados é a primeira vez e, em matéria de conhecimento, só tem a acrescentar.” A bacharel em Direito Marcela Campos de Oliveira, integrante da CAJ da OAB-GO, compartilha da mesma opinião. “Já é a terceira vez que participo desse evento e os temas são sempre pertinentes. Especialmente os deste encontro, pois abordou o lado prático da profissão de advogado, inclusive a gestão de escritórios de advocacia.”

×