Ex-presidente da OAB-SP condena cultura de repressão

29/05/2009 Notícias, Opinião

 

Advogado criminalista há 40 anos, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira afirma que uma cultura repressiva, de vingança e de intolerância raivosa está tomando conta do País. Ex-presidente da OAB-SP, Antônio Cláudio está em Goiânia, a convite da OAB-GO, onde participa das Jornadas de Direito Criminal, evento promovido pela Seccional goiana e pela Escola Superior de Advocacia (ESA). Segundo ele, há atualmente um desprezo em conhecer as  causas e circunstâncias do crime e a prisão é vista  como única resposta à criminalidade.

"Quando há um crime, a imediata reação é a repressão", afirma. "A mídia, por exemplo, discute só repressão e não as causas da violência e os fatores para evitá-la. Antônio Cláudio cita o exemplo do menor infrator. "Ao invés de trabalharmos para evitar que o menor se torne infrator, nós apenas clamamos pela punição quando ele comete uma infração".

O criminalista alertou que a luta contra o crime deve situar-se dentro dos limites da legalidade, sem a utilização de medidas que ferem as garantias individuais e que dificultam o  direito de defesa. "Um quadro de violações e abusos é absolutamente dispensável no trabalho de combate à criminalidade, à violência e à corrupção", garantiu.

×