Em Pirenópolis, compromisso com as demandas da advocacia é foco do OAB Presente

27/09/2024 Notícias, Sem categoria

Na manhã desta sexta-feira, 27 de setembro, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) promoveu mais uma edição do OAB Presente, desta vez em Pirenópolis. O evento serviu para debater temas cruciais para o futuro da advocacia na região, incluindo a advocacia dativa, o aumento da Unidade de Honorários Dativos (UHD), a construção da sede da subseção e as melhorias no sistema Projudi.

O encontro teve a participação do presidente e do vice-presidente da OAB-GO, Rafael Lara e Thales Jayme; da diretoria da Subseção de Pirenópolis, composta pelo presidente Victor Aurélio Figueiredo; a vice-presidente Deborah Mariana Jacob Dias de Pina; o secretário-geral Jairo Mendonça Júnior; a secretária-geral adjunta Kamila Rodrigues Faleiro; e o diretor-tesoureiro Diego Ferreira Peixoto. Também marcou presença a secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Wanessa Pinheiro.

Entre os conselheiros seccionais presentes, destacaram-se Jordanna Rodrigues di Araújo, Chrissia Pereira Bandim, Auro Borges de Almeida Jayme, Andressa Rodrigues Pereira e Thanilla Oliveira. A visita ainda teve a participação de Leopoldo Siqueira Mundel, presidente da Comissão Especial de Direito Empresarial do Trabalho da OAB-GO, e do ouvidor-geral da OAB-GO, Marcos César.

Advocacia ouvida e respeitada!

Em sua fala, o presidente Rafael Lara destacou que a advocacia precisa ser ouvida e respeitada em cada canto do estado. “Estar aqui em Pirenópolis reflete o compromisso da OAB-GO em promover um diálogo direto e eficaz com os advogados do interior. As demandas que discutimos são essenciais para assegurar uma justiça mais ágil e para valorizar o trabalho incansável da advocacia dativa. É nosso dever fortalecer as subseções. Continuaremos a trabalhar incansavelmente, cada vez mais.”

Já Victor Aurélio expressou que o encontro representa um marco para a subseção. “A construção de nossa sede não é apenas a realização de um sonho antigo da advocacia local, mas também uma ferramenta fundamental para podermos oferecer melhores condições de trabalho aos advogados. Nossa atuação precisa de estrutura, e com essa nova sede poderemos avançar em projetos que atendam às necessidades da advocacia dativa e, acima de tudo, garantir uma maior eficiência no exercício da nossa profissão.”

Temas discutidos

O sistema de advocacia dativa, discutido no OAB Presente, visa garantir que cidadãos que não possuem condições de contratar um advogado tenham acesso à justiça. A necessidade de melhorias e a ampliação dessa atuação foram pontos centrais do debate. Sobre o aumento da UHD, foi apontada a necessidade de medidas para garantir que os advogados sejam justamente remunerados por seus serviços, reforçando o reconhecimento do trabalho essencial que desempenham na defesa dos direitos da população.

Sobre a construção da sede da Subseção de Pirenópolis, o plano da OAB-GO é proporcionar melhores condições de trabalho para os advogados da região. Além disso, o espaço irá fortalecer a presença da OAB em Pirenópolis e promover acolhimento e prestação de serviços.

Quanto às melhorias no sistema Projudi, foram debatidas formas de agilizar e modernizar os processos judiciais eletrônicos. Isso, para os advogados e sociedade, irá facilitar o trabalho e promover uma justiça mais célere e eficiente.

×