Editorial – Um semestre de transformações

Caros Colegas Advogadas e Advogados,

Encerramos nosso primeiro semestre de administração à frente da OAB/GO. É hora de fazer um balanço e uma breve prestação de contas a vocês, que nas urnas nos concederam a honrosa e difícil missão de conduzir os destinos da Ordem goiana no triênio 2016/2018.

Todos sabem que recebemos uma instituição gravemente endividada. Obras contratadas na gestão anterior deixaram uma dívida de R$ 4.418.989,93 a ser pagar pela atual administração; outros R$ 2.000.000,00 de dívidas com bancos; R$ 2.527.120,69 com fornecedores diversos (e mais de 300 títulos em protesto); dívidas tributárias e previdenciárias (INSS e FGTS) no montante de R$ 1.218.828,81; além de repasses estatutários obrigatórios não realizados ao CFOAB, FIDA, CASAG e Subseções, no valor de R$ R$ 3.330.761,01.

E não encontramos apenas descontrole nas contas. Recebemos também uma máquina administrativa inchada, com 517 colaboradores e uma folha de pagamento anual de cerca de R$ 17.000.000,00, que comprometiam 66% da receita da Seccional. Estrutura de tecnologia da informação obsoleta, ausência de sistemas gerenciais e contábeis confiáveis, além de uma estrutura predial e mobiliária deteriorada.

Pusemo-nos a trabalhar. Renegociamos mais de uma centena de contratos com fornecedores. Promovemos o desligamento imediato de 158 colaboradores, com a meta de chegarmos a uma redução de 280 ao final. Refizemos o orçamento da OAB/GO com rígidos critérios de economia, o que gerou um corte de mais de 16 milhões de reais de despesas. Já realizamos mais de 30 seleções públicas para contratação dos mais diversos serviços, bens e pessoal, com ganhos de eficiência e redução de custos para a OAB/GO, além da garantia à impessoalidade e transparência.

Além desse novo modelo de gestão, em que a ideia central é fazer mais com menos, priorizamos, para esse primeiro ano, o investimento em duas áreas: reforma do parque tecnológico da OAB/GO e regularização dos repasses às Subseções. Isso porque eram situações urgentes e insustentáveis. Ao assumirmos a administração, havia Subseções com repasse de duodécimo atrasados há mais de 10 meses, sem condições de manter os serviços mínimos para a advocacia local. O sistema de informática estava à beira do colapso, com a iminente interrupção de importantes serviços para a advocacia goiana.

Hoje, posso afirmar, com muita alegria, que não há sequer uma Subseção que, estando em dia com sua prestação de contas, esteja com seu repasse atrasado. E nosso sistema de informática está sendo todo substituído: novo data center (físico e na núvem), novos computadores para as salas de advogado, além de um moderno sistema de software especialmente construído para atender as necessidades da advocacia de Goiás. Em breve, todos os processos que tramitam em nossa Seccional serão integralmente digitais, com redução de custos e ganho de eficiência.

Para o segundo semestre – e já a partir do mês do advogado – começaremos a entregar à advocacia goiana alguns frutos desse início de trabalho: novo site, novo portal da transparência, nova sala do advogado no edifício do novo fórum, reforma da sala do fórum do Setor Oeste, em Goiânia, assim como a entrega ou finalização de quatro obras e reformas no interior: Anápolis, Iporá, São Luis de Montes Belos e Pires do Rio. 

Estamos, colegas advogadas e advogados de Goiás, construindo a OAB QUE QUEREMOS, com responsabilidade na administração do dinheiro da advocacia, transparência e muita luta em prol da classe e da sociedade. Obrigado pela confiança e tenham certeza de que esse é apenas o começo do nosso trabalho! Muitas conquistas ainda virão!

Cordial abraço,

LÚCIO FLÁVIO SIQUEIRA DE PAIVA
Presidente da OAB/GO

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