Diplomada diretoria da Subseção de Luziânia

05/02/2010 Evento, Notícias

Em uma solenidade marcada por homenagens a magistrados e autoridades do meio jurídico, a nova diretoria da Subseção da OAB-GO de Luziânia foi diplomada na noite desta quinta-feira (4). O advogado Divino Luiz Sobrinho assume o comando da subseção no lugar de Francisco Carlos Dantas. Também tomaram posse o vice-presidente, Cairo Eurípedes de Resende; o secretário-geral, Ivan José Thomazi; a secretária-geral-adjunta, Neusa Valadares;  e o diretor-tesoureiro, Luciano José Braz.  O vice-presidente da OAB-GO, Sebastião Macalé, esteve à frente da solenidade representando o presidente, Henrique Tibúrcio. O diretor-tesoureiro da Seccional, Enil Henrique de Souza Filho, e o conselheiro seccional Julio Cesar Meirelles também estiveram presentes.

"Fico feliz em ver aqui a boa relação entre a OAB-GO e os juízes, porque assim estamos dando celeridade à Justiça e levando bons serviços ao cidadão", disse Sebastião Macalé ao comentar as homenagens prestadas pela subseção aos representantes da magistratura. "É isto que torna a Seccional goiana referência no Brasil".  Em seu discurso, o novo presidente da subseção, Divino Luiz Sobrinho, garantiu que vai continuar lutando pelo respeito às prerrogativas profissionais e vai intensificar a campanha por honorários de sucumbência mais justos.  Divino era vice-presidente da gestão anterior, está na diretoria desde 2004, tem 45 anos, e é advogado desde 1993.

Francisco Dantas, que deixou o cargo, fez um balanço positivo de suas ações à frente de suas duas gestões (2004-2006 e 2007-2009). "No primeiro mandato, só tínhamos uma pequena sala na prefeitura municipal", disse. "Hoje temos esta sede, inaugurada ano passado", comemorou. Dantas destacou que, no período em que ficou à frente da subseção, não houve reivindicações  que não foram atendidas. "Tenho a certeza de que esta atual diretoria da Seccional fará ainda muito mais porque, além de tudo, temos um membro do nosso conselho na diretoria da OAB nacional", afirmou ao se referir a Miguel Cançado, que assumiu o cargo de diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB.

Jovens desaparecidos

O Conselho Seccional da OAB-GO, por meio da Comissão de Direitos Humanos, e a Subseção de Luziânia estão acompanhando o caso dos seis  jovens desaparecidos  na cidade de Luziânia. Em menos de 20 dias, seis jovens desapareceram no bairro Parque Estrela Dalva, no município. Uma das suspeitas é de que eles teriam sido raptados para trabalho escravo.

O vice-presidente, Sebastião Macalé, defendeu a entrada da Polícia Federal (PF) no caso. "Não sabemos qual a proporção deste episódio e se isto está ocorrendo em outros Estados brasileiros", disse em entrevista à imprensa local. Macalé lembrou que o presidente da OAB nacional, Ophir Cavalcante Júnior, está tentando audiência com o ministro da Justiça, Tarso Genro, para reivindicar a entrada da PF nas investigações.  Na tarde desta quinta-feira (4), parentes dos jovens desaparecidos fizeram manifesto no Distrito Federal.