Dia de Parabenizar 30 mil Goianos

11/08/2010 Artigo, Notícias

O artigo "Dia de parabenizar 30 mil goianos", de autoria do presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, foi publicado na edição desta quarta-feira (11) do jornal Diário da Manhã.

Hoje é um dia especial para, no mínimo, 30 mil goianos. São milhares de pessoas que depositaram no Direito mais do que a sua esperança. Apostaram nele a sua crença pessoal e o seu desejo profissional de contribuição para a construção de uma sociedade melhor, mais justa e digna. Estou, claramente, me referindo aos advogados, que neste 11 de agosto celebram o seu dia.

Eles merecem, e não apenas hoje, os parabéns, pois são os intercessores da justiça entre os homens. E, no meio deles, os guardiões. São eles que apontam as setas que dirimem os conflitos de todas as proporções, mesmo que para alguns soem como pequenas e, ao mesmo tempo, para outros, infinitas.

Nem menos nem mais. São os direitos iguais a bandeira primordial que empunham todos os advogados deste Estado, que fazem da sua voz o braço central do Direito. Não em nome deles, mas como procuradores dos cidadãos que precisam da Justiça em todas as suas instâncias.

Este 11 de agosto é muito emblemático para nós, advogados de Goiás. À noite inauguraremos o anexo da nossa sede administrativa. Um belo e funcional prédio, dividido em três pavimentos, que comportará alguns dos nossos departamentos. A necessidade de sua construção se deu com o crescimento em número e representatividade dos nossos inscritos. Agora, agilidade e conforto chegarão juntos.

Olavo Berquó é o nome da nova estrutura, que fica em frente à Casa do Advogado Jorge Jungmann. Ambos foram presidentes da Seção de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil. Por merecimento, nomeiam unidades da nossa casa institucional, pois muito fizeram por ela.

A Seccional goiana da OAB foi instalada no dia 2 de abril de 1932, em sessão solene realizada no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, que se localizava na cidade de Goiás, então capital do Estado. De lá para cá, cresceu e atuou conforme a majestade de seus inscritos, que dignificam não apenas a categoria, mas enaltecem a sociedade.

Nossa missão é defender a Constituição Federal, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos, a justiça social e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas. Em nome destes ideais, transitamos onde for preciso, mesmo que eles nos rendam desafetos e situações desconfortáveis.

Ao longo do tempo, porém, procuramos aproximação com outras instituições operadoras do Direito. Temos colhido bons frutos disso. O nosso objetivo é resolver nossos conflitos e divergências, dando a conhecer a cada uma das partes dificuldades operacionais que temos cotidianamente no exercício do nosso trabalho.

Ontem, no auditório do Tribunal de Justiça, lançamos o programa OAB Itinerante, que percorrerá as nossas subseções para oferecer serviços aos advogados e apontar caminhos que facilitem o acesso da população à Justiça. Entendemos que a melhor forma de resolver é conversando e achando um ponto em comum.

Para tal, vamos ouvir toda a categoria, o que querem os advogados da instituição. Com isso, teremos uma radiografia também das demandas da sociedade pelas quais a OAB-GO pode interceder. A instituição é aberta aos advogados e à comunidade na qual se insere e está permanentemente disponível para ouvi-los de forma transparente e facilitada.

O diálogo é o caminho mais curto e seguro para o aprimoramento dos trabalhos jurídicos. Percorreremos esta trilha com a categoria, o Judiciário, o Ministério Público, o Estado e a sociedade. Assim, quem ganha somos nós, os advogados, e todos os cidadãos goianos.

O Dia do Advogado merece o reconhecimento à altura do que a profissão significa. É o único profissional com status constitucional, conforme prevê o Artigo 133. A nossa indispensabilidade é consensual. Dá para imaginar um município, um Estado, um País sem advogados? Não mesmo.

Afinal, como bem escreveu Rui Barbosa, "legalidade e liberdade são as tábuas da vocação do advogado". E é disso que a sociedade precisa. A depender da OAB-GO, é isso que continuará tendo. Parabéns a todos os colegas que, merecidamente, ouvirão ao longo desta quarta-feira um caloroso "parabéns, doutor".