Na manhã desta sexta-feira, dia 3 de outubro, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás OAB-GO), por meio da Comissão Especial de Compliance (Cecomp), e a Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO) deram início ao Congresso Goiano de Compliance: Governança & Futuro – Integridade como Geradora de Negócios. O evento reúne na sede da ESA, ao longo do dia, especialistas e autoridades para discutir ética, governança corporativa, inteligência artificial, governança ambiental, social e corporativa e os novos rumos da integridade no Brasil.
A mesa de abertura contou com a participação de Thaís Sena de Castro, secretária-geral adjunta da OAB-GO; Rodrigo Lustosa, diretor-presidente da ESA Goiás; Chrissia Bandim, secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag); Elen Kelem, presidente da Cecomp; Os conselheiros seccionais Kowalski do Carmo e Tatiana Givisiez; Hélida Moura, vice-presidente do Conselho Fiscal da OABPrev; vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia Lira; Pedro Leonardo Rezende, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás; procuradores Fernando Costa e Eduardo Loli; e o diretor da Fecomércio, Alexandre de Abreu.
Mudança de cultura e compromisso com a sociedade
Em seu discurso de abertura, Thaís parabenizou pela iniciativa do evento, agradeceu a participação de tantos advogados e apontou que discutir compliance é, essencialmente, falar de transformação social. “Compliance, embrionariamente, fala de mudança de cultura. E quando falamos de mudança de cultura, falamos de mudar formas de pensamento e de mexer em raízes profundas”, afirmou.
O diretor Rodrigo, por sua vez, destacou a relevância do congresso ao dizer que “a Escola não se abre indiscriminadamente, mas sim para projetos que efetivamente transformam a realidade”. “A ESA estará sempre de portas abertas — não para todos e nem para tudo — mas sim para ótimas pessoas e para extraordinárias iniciativas como esta que hoje celebramos”, expressou.
Em nome da Casag, Chrissia chamou a atenção para o protagonismo feminino no evento e apontou que a Casag está à disposição para eventos que fomentem a integração e o diálogo com a realidade social. “Compliance é um tema que precisa estar na raiz daquilo que construímos em empresas, escritórios, salas de aula e também na vida pública. É preciso trabalhar a cultura das instituições e também a nossa própria cultura”, salientou.
Realização de um sonho coletivo
A presidente Elen, em sua fala, definiu o evento como a concretização de um projeto que reflete o compromisso do grupo com a integridade e a ética. “Este Congresso é a realização de um sonho construído com muito trabalho e dedicação, refletindo o compromisso da nossa comissão em buscar sempre a integridade e a ética”, disse.
Programação ao longo do dia
O Congresso se estende até a noite, com palestras que abordarão desde o compliance público e corporativo até ética digital, inteligência artificial, compliance penal e ESG no agronegócio.
A palestra magna da manhã levou representantes do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e empresas do setor agroindustrial. À tarde, os debates focam em saúde e proteção de dados, ética empresarial, inteligência artificial e anticorrupção.