CMA encerra o Outubro Rosa com blitz informativa sobre Direitos da Mulher com Câncer

30/10/2023 Ação Social, Notícias

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO), por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), encerrou o mês de conscientização sobre o câncer de mama com uma série de ações destinadas a informar e apoiar mulheres em sua luta contra a doença. As atividades tiveram como objetivo principal aumentar a conscientização sobre o câncer e fornecer informações essenciais para enfrentar esse processo da melhor forma possível.

Entre as ações do Outubro Rosa, a comissão lançou a cartilha “Direitos da Mulher com Câncer”, elaborada por 14 membros da Seccional Goiana. O recurso reúne orientações essenciais de maneira objetiva, fornecendo informações sobre tratamentos, isenções fiscais, medicamentos, exames, direitos das trabalhadoras, assistência social, direitos reprodutivos e muito mais.

Clique aqui e veja mais fotos da ação

Blitz informativa nos terminais de ônibus

Na tarde de sexta-feira, dia 27 de outubro, a comissão realizou uma blitz informativa nos terminais de transporte coletivo Isidória e Praça A, na grande Goiânia. Segundo a presidente da CMA, a ação atraiu a atenção de passageiras que passavam pelos locais, muitas das quais relataram desconhecimento sobre os direitos relacionados ao tratamento do câncer. “Creio que nosso objetivo foi cumprido, levamos informação e estou muito orgulhosa do impacto que a blitz informativa alcançou”, disse Fabiola.

Ação no CEL da OAB-GO

A ação continuou na manhã de domingo, dia 29 de outubro, no Centro de Esporte, Cultura e Lazer (CEL) da OAB-GO em Aparecida de Goiânia. Neste evento, de acordo com Fabíola, “a advocacia, que já possui conhecimento sobre seus direitos, encontrou na cartilha uma ferramenta valiosa para compartilhar informações com seus grupos, como vizinhanças, igrejas e grupos de mensagens”, disse.

A presidente da CMA ainda expressou agradecimentos à participação voluntária dos membros que elaboraram a cartilha em conjunto e auxiliaram nas ações. “Fator fundamental para o sucesso da iniciativa”, finalizou.

Segundo Gislaine Ferreira Felisbino, que coordenou as ações ao lado de Fabiola, os eventos da CMA buscam não só a igualdade, mas também o acesso à informação e ao direito. “Promover os direitos das mulheres, conscientizar a população e levar ao conhecimento leis e direitos, não é apenas uma questão de justiça, mas também uma maneira direta de potencializar o progresso e a qualidade de vida de toda a sociedade. Sinto-me lisonjeada em trabalhar na luta das mulheres, em busca da equidade e respeito na sociedade”, expressou Gislaine.

Neste Outubro Rosa, a OAB-GO, por meio da CMA,  dedicou-se em sensibilizar e informar. Através da blitz informativa e da disponibilização da cartilha, as ações realizadas levaram conhecimento e apoio a diferentes pessoas. A Seccional Goiana permanece comprometida em apoiar e defender os direitos das mulheres mantendo seu papel de difusão de informações e prestação de serviços relevantes para a sociedade.

Serviços à comunidade

No início deste mês, a Comissão da Mulher Advogada da OAB-GO participou do evento “Goiânia 90 anos Sempre Rosa – Guardando Você do Câncer de Mama”, a convite do presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – seção Goiás, Alexandre Marchiori. Num serviço à comunidade, houve a distribuição de cartilhas sobre a prevenção do câncer de mama. A avenida Assis Chateaubriand, no setor oeste, trecho ao lado da Praça Tamandaré, ficou coberta por guarda-chuvas cor-de-rosa, em homenagem à Campanha Outubro Rosa.

×