A coordenadora da Subcomissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo na OAB-GO, Tatiana Takeda, representou a Ordem em encontro, realizado na segunda-feira (06), com a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira e representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae/Goiás), Associação e Instituto Pestalozzi.
Na oportunidade, a Ordem cobrou a implantação do professor de apoio na rede de ensino estadual. “O professor de apoio difere do cuidador”, analisa Tatiana Takeda.
Também ficou acordado o incentivo do Governo do Estado na prova “Correndo com os Autistas”, que será realizada no dia 1º de abril em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 do mesmo mês.
Raquel elogiou a iniciativa e ressaltou ser necessária a ação deste tipo para conscientizar toda a sociedade sobre os direitos da pessoa autista. “Eu considero essa ação uma forma de esclarecimento muito importante porque ninguém respeita aquilo que não conhece”.
Censo de 2010 registrou no Brasil cerca de dois milhões de pessoas com autismo, sendo que de cada 100 nascimentos, um corresponde à criança autista.
(Texto: Felipe Cândido – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)