Advogado fala sobre novidades e importância da conciliação, mediação e arbitragem

04/10/2013 Evento, Notícias
O advogado Francisco Maia Neto, integrante da Comissão de Juristas do Senado para Elaboração da Lei de Mediação e Arbitragem e da Comissão de Especialistas para Discutir o Marco Legal da Mediação e Conciliação no Brasil, ministrou palestra gratuita na Escola Superior de Advocacia (ESA), na noite de quinta-feira (3). Ele falou sobre Mediação e Arbitragem no Mercado.
Francisco Maia Neto falou sobre a importância dessas soluções de conflitos que não passam pelo Judiciário e mostrou a realidade brasileira. Segundo ele, depois da Constituição de 1988 houve uma aceleração da demanda do Judiciário, que aumentou em 75 vezes. “Em 1988, para se ter ideia, foram ajuizadas no Brasil 350 mil ações, enquanto em 2011 foram mais de 26 milhões. Por isso o valor de a sociedade, a OAB e o Judiciário estimularem outras vias para resolução de conflitos”, afirma.
Para o jurista, é importante que a OAB leve essas questões para os advogados, profissionais pelos quais se inicia essa virada cultural tão necessária para a sociedade. “O cliente, quando procura um advogado, não quer brigar, quer solucionar seu problema. Vejo que muitas vezes as pessoas dizem: não sei se vou perder ou ganhar, depois de 15 anos na Justiça, só quero que acabe”, conta.
Maia Neto também falou sobre as novidades na área, como a entrega ao Congresso, na quarta-feira (2), dos anteprojetos da Reforma da Lei da Arbitragem e da criação da Lei de Mediação. “No âmbito ao Conselho Federal da OAB, também estamos imbuídos no espírito de incluir na grade dos cursos de Direito a disciplina de Mediação, Conciliação e Arbitragem”, diz.
 
Atualização
O evento foi aberto pela presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-GO, Carla Sahium Traboulsi. Para ela, que convidou o palestrante, o evento contribuiu para a atualização dos advogados goianos. “O intuito foi esse mesmo, trazer mais informações sobre mediação e arbitragem para os advogados, para que possam acompanhar de perto o que está acontecendo no Brasil e para que vejam que esses meios devem ser utilizados, abrindo esse leque na sua profissão.”
Também prestigiaram o evento os conselheiros seccionais Alexandre Ramos Caiado, também presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-GO, e Chyntia Barcellos, presidente da Comissão de Direito Homoafetivo; a diretora-adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) Valquíria Imolesi Aguiar, que também é presidente da Comissão da Mulher Advogada; além de membros e a vice-presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem, Ana Paula Cabral Barbosa Andrade.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO
×