A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO) publicou, na noite desta segunda-feira (29), nota de repúdio a conteúdo injurioso, difamatório e intimidatório postado em redes sociais, no último sábado (27), sobre a Comissão de Direitos Humanos da Seccional. Leia a nota na íntegra.
A OAB-GO anuncia que tomará todas as medidas legais cabíveis para que os responsáveis pela postagem em questão sejam identificados e responsabilizados civil e criminalmente. Para tanto, adianta que comunicará o caso, formalmente, às autoridades responsáveis pela segurança pública em Goiás, bem como àquelas do Poder Judiciário.
No conteúdo objeto de repúdio, foram tecidas “ilações inverídicas sobre suposta manifestação da CDH acerca da recente troca de comando no âmbito da Polícia Militar do Estado de Goiás”. A OAB-GO, contudo, assegura que não houve qualquer manifestação institucional sobre a referida troca de comando e lembra que, ainda que alguma opinião a respeito tivesse sido divulgada, deveria ter sido respeitada, em virtude do direito de liberdade de expressão.
A Ordem também repudia que, no mesmo ato, a dignidade dos profissionais que exercem a advocacia criminal tenha sido ferida, e lembra que os ataques dirigidos tanto contra a CDH quanto contra os advogados criminais são “injustos, desmotivados e inaceitáveis”, além de constituírem pesada ofensa perpetrada à instituição e sua histórica luta pela preservação das garantias constitucionais. (Texto: Patrícia Papini – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)