Comissão de Direito Ambiental alerta sobre o uso consciente da água

Diante da atual crise hídrica e comemorando o Dia Mundial da Água (22 de março), a Comissão de Direito Ambiental da OAB-GO trabalha insistentemente para uma melhor utilização deste recurso essencial à vida.
Segundo o presidente da comissão, Victor Alencar de Mendonça, a equipe tem participado e lutado por mais fiscalização e monitoramento nos comitês de bacias, (Comitê de Bacia é previsto na Lei de Política Nacional de Recursos Hídricos como instrumento de normatização de bacias essenciais para abastecimento de cidades), principalmente do Rio Meia Ponte, principal rio que abastece o Estado de Goiás. 
 “A cada crise hídrica que se enfrenta, começa um discurso de conscientização ambiental da população. No entanto, o que deveria ser discutido é que o maior poluidor do recurso hídrico é o poder público. Apenas 7% da água utilizada é no meio urbano, o restante é a indústria e o setor agropecuário, então, tem que haver uma capacitação do produtor, por exemplo,  para que faça uma utilização mais racional da agua”, afirma Victor.
História do Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
 
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo) e grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. O Dia Mundial da Água foi instituído com o objetivo principal de criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver esse problema.
Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, é preciso tomar atitudes que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
(Texto: Marina Dinizio – Assessoria de Comunicação Integrada OAB-GO)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×