OAB-GO realiza exposição com acervo histórico

01/09/2014 Institucional, Notícias
A OAB-GO está promovendo uma exposição com peças do acervo histórico da entidade. A iniciativa é do vice-presidente da Seccional, Sebastião Macalé. A proposta é preservar a memória da Ordem e colocar a exposição ao acesso de todos. “Valorizar a memória é resgatar a história. Disponibilizar este material faz com que os advogados e a própria sociedade conheçam a rica história da OAB com seus ensinamentos, paradigmas e exemplos”, destaca Macalé.
Em busca de acervo para a exposição o vice-presidente esteve, recentemente, em Brasília para conhecer o funcionamento e o acervo histórico do Conselho Federal da Ordem. “Estive no museu do CFOAB, exatamente para procurar algum documento que pudesse enriquecer nosso acervo”, informa.
A exposição está localizada no térreo do prédio anexo da OAB-GO, situado no Setor Marista e a visitação é gratuita. “O local foi pensado justamente porque é aonde os advogados mais vão”, esclarece o vice-presidente.
Entre os itens expostos estão: a Ata da Instalação do Conselho Diretor da Seção da Ordem dos Advogados de Goiás, no dia 2 de abril de 1932; e a Ata de Criação da Subseção de Santa Rita do Paranaíba, hoje Itumbiara, no dia 25 de outubro de 1933.
De acordo com Macalé “esta ação é importante para resgatar a memória daqueles que ajudaram a construir a instituição de maior respeitabilidade do país. As conquistas de ontem se transformam em inspiração para novas vitórias”.
Memorial
O vice-presidente da OAB-GO, Sebastião Macalé, explicou que será criado um Memorial de Esporte, Cultura e Lazer, no CEL da Seccional. O acervo contará com troféus, fotos históricas, atas, documentos, entre outros materiais importantes na trajetória da instituição.
“A finalidade é concentrar todo o acervo em um memorial aberto a todos. O material será catalogado para melhor acessibilidade das pessoas”, enfatiza Macalé.
Segundo o vice-presidente a exposição foi só o começo e todo material que está em exibição será transferido para o futuro memorial. “Para mim o que realmente interessa é o conteúdo. Por isso, estamos digitalizando os documentos mais antigos para que sejam feitas cópias que poderão ser manuseadas no memorial”.
Obra
O vice-presidente da instituição informou, ainda, que está empenhado em escrever uma obra sobre a trajetória da Seccional Goiana. “Eu sou um estudioso da história da OAB e eu quero escrever uma obra sobre a entidade sob minha ótica”.
De acordo com Macalé, ainda falta uma peça fundamental para o início da obra. Este documento é a Ata da OAB dos anos de 1937 a 1947. “Estou até fazendo um apelo para que quem saiba do paradeiro deste material informe a Seccional, pois é parte da história que está perdida”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×