Após seis semanas de intensa dedicação e aprendizado, chegou ao fim a jornada da primeira turma do projeto ‘Mentoria’. A iniciativa, pioneira no estado, foi lançada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) com o objetivo de impulsionar ainda mais a advocacia.
A metodologia desenvolvida proporcionou uma oportunidade única para jovens profissionais da advocacia aprimorarem suas habilidades, expandirem suas redes de contatos e navegarem com confiança pelo universo jurídico.
Com o lançamento do projeto ‘Mentoria’ da OAB-GO houve a conexão entre jovens advogados e profissionais experientes, contando com 580 inscritos. Promovendo:
- Fomento ao empreendedorismo na advocacia: Realização da Incubadora de Novos Escritórios em parceria com o SEBRAE;
- Facilitação dos processos para os novos advogados: Entrega do primeiro certificado digital gratuito aos recém-inscritos em parceria com a CASAG;
- Fortalecimento da formação e capacitação profissional, com o primeiro ano da advocacia sendo gratuito: Organização de mais de 100 cursos, oficinas de peças, workshops e congresso em parceria com a ESA-GO;
- Facilitação do acesso à informação jurídica: Plano de acesso básico ao Jusbrasil no primeiro ano da advocacia;
- Impulso ao posicionamento de mercado: Realização da primeira foto profissional da jovem advocacia;
- Criação do programa Mais Oportunidades: Aproximação dos advogados das oportunidades ofertadas pelos escritórios;
- Fortalecimento da rede e troca de experiências: Promoção de Integrações da Advocacia Jovem em 41 Subseções;
- Promoção da educação jurídica e cidadã: Palestras em mais de 700 escolas no projeto OAB vai à escola;
- Vivência da advocacia e contato com diferentes realidades: Visitas institucionais em entidades como STF, STJ, TRT, presídio, entre outros;
- Experiência prática e preparação para a carreira jurídica: Acompanhamento de acadêmicos de direito na promoção de cursos, eventos, reuniões e competição de Tribunal do Júri.
Segunda turma ‘Mentoria’
“Com o encerramento bem-sucedido dessa primeira etapa, é com grande entusiasmo que anunciamos o lançamento da segunda turma de Mentoria em junho de 2024. Essa nova iniciativa promete não apenas dar continuidade ao sucesso da primeira, mas também expandir suas fronteiras, abraçando ainda mais jovens advogados em busca de crescimento profissional e pessoal”, prevê a presidente da Comissão da Advocacia Jovem da OAB-GO, Tatiany da Mata.
O projeto Mentoria, mais uma ação da Seccional Goiana, comandada pelo presidente Rafael Lara Martins reflete o compromisso contínuo da gestão de impulsionar a advocacia goiana. “Ao investir e apoiar os profissionais em início de carreira, estamos não apenas garantindo o futuro da nossa profissão, mas também promovendo uma advocacia mais dinâmica, inclusiva e preparada para os desafios do mundo contemporâneo”, ressaltou o gestor da Seccional Goiana.
Ações para 2024
Além do lançamento da segunda turma de Mentoria em junho de 2024, a Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) da OAB-GO prevê ainda a realização de cursos, eventos e integrações da Advocacia Jovem em todo o estado de Goiás. Serão executadas oficinas de peças na programação de julho e a realização do Congresso Estadual da Advocacia Jovem em setembro e a segunda edição da OAB vai às escolas em todo o estado de Goiás para levar o tema direito, cidadania e paz nas escolas.
“Além da mentoria, a CAJ está preparando uma série de atividades e eventos para o próximo semestre. Entre eles, destacam-se cursos especializados, eventos de networking e integração da classe jurídica em todo o estado. Uma das iniciativas mais aguardadas é a execução das Oficinas de Peças, previstas para julho, que oferecerão aos participantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades práticas na elaboração de documentos jurídicos”, prevê Tatiany da Mata.
O projeto “OAB vai às escolas” estará em sua segunda edição, que visa levar o conhecimento sobre direito, cidadania e paz para os jovens estudantes do estado de Goiás. Essa ação não apenas promove a educação jurídica nas escolas, mas também fortalece os laços entre a advocacia e a comunidade, incentivando o engajamento cívico desde cedo.
A presidente da Comissão da Advocacia Jovem frisou que a Seccional Goiana já está se empenhando para um semestre repleto de atividades e oportunidades de crescimento. “Essa segunda turma de mentoria representa apenas o início de uma jornada promissora para os advogados jovens do estado, que continuam a trilhar seu caminho rumo ao sucesso e ao reconhecimento profissional”, prevê.