OAB-GO reafirma a luta pela equidade de gênero

Na data em que se celebra mundialmente o Dia da Mulher, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) reafirmou sua prioridade pela efetivação de direitos, pela equidade de gênero, respeito e autonomia das mulheres, dentro das diretrizes que contemplam o Plano Nacional de Valorização da Mulher, em evento realizado na Escola Superior da Advocacia (ESA), na manhã desta quarta-feira (8). Na ocasião, foi realizado o pré-lançamento do selo comemorativo pelo Ano da Mulher Advogada e outras atividades alusivas à comemoração.
O selo, que nasceu da iniciativa da conselheira seccional Valéria Reis, será utilizado oficialmente pelos Correios em correspondências endereçadas a pessoas físicas e jurídicas em qualquer lugar do Brasil e no exterior. O distintivo também será adotado em todos os impressos oficiais da OAB-GO –  como papel timbrado, pastas, canetas e blocos de anotações.
Segundo o presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio Paiva, que prestigiou a abertura da solenidade, o selo vem marcar uma luta da instituição pela igualdade de gênero, oportunidades e direitos da mulher, sobretudo, a advogada. “Este selo é a concretização de um sonho, no qual prezamos por uma gestão igualitária. De fato, estamos todos juntos, homens e mulheres, para gerirmos a OAB-GO”, enfatizou.
A luta pela igualdade também foi o ponto primordial de luta, apontado pela secretária-adjunta da OAB-GO, Simone Gomes, e pela presidente da Comissão da Mulher Advogada, Manoela Gonçalves.
Para Manoela, é necessária a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Não queremos flores ou esmaltes, queremos dignidade e respeito nas lides, a exemplo do que aconteceu ontem em Brasília, no manifesto de desagravo à advogada grávida que teve suas prerrogativas e direitos desrespeitados por um juiz”, frisou.
Simone Gomes defendeu o empoderamento, como arma para chegar ao modelo social mais justo para as mulheres. “Queremos as mesmas oportunidades na política classista, eleitoral, empresarial e temos muito a contribuir tanto com a OAB-GO, como com toda a sociedade”, ressaltou.
Também estiveram presentes na solenidade a conselheira federal, Valentina Jugmann; o diretor-geral da ESA, Rafael Lara, o diretor da Casag, Rodolfo Otávio; o diretor-regional dos Correios em Goiás, Valdeir Pimenta; conselheiras seccionais; e diretorias da ESA e Casag.
O plano

O Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada prevê a valorização da educação jurídica e da defesa das prerrogativas das mulheres advogadas, além da elaboração de propostas que protejam a mulher em seu exercício profissional. A OAB aprovou como diretriz, ainda, o desconto ou isenção de anuidade para advogadas no ano em que tiverem filhos ou os adotarem.
Outra medida é a construção do perfil da mulher advogada por meio de um censo, além da elaboração de manuais de orientação que envolvam as questões de igualdade de gênero. Também serão publicados pesquisas e artigos acerca da realidade social e profissional das advogadas.
A questão da igualdade de gênero é reforçada por políticas que garantam o espaço das mulheres nos espaços de poder, inclusive na OAB. A instituição também trabalhará no diálogo com outras instituições visando humanizar as estruturas judiciárias voltadas para as advogadas.
Pelo Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada, as Seccionais e Subseções serão estimuladas a criar comissões permanentes para tratar do assunto, além da obrigação da realização de uma Conferência Nacional sobre o tema a cada gestão. Todas as Conferências Nacionais da Advocacia terão ao menos um painel sobre a mulher advogada. 

Confira AQUI as fotos do evento. (Texto: Maria Amélia Saad – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×