O lançamento do OAB vai à faculdade nesta quarta-feira (29) mostrou que o projeto da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ), em parceria com as demais comissões da OAB-GO, já é um sucesso. Cerca de 300 acadêmicos de Direito participaram do evento realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Presidente da CAJ, Otávio Alves Forte observou que o OAB vai à faculdade é apenas uma das atividades preparadas especialmente pela comissão para atender as necessidades dos estudantes de Direito e também dos advogados recém-formados. Estamos organizando o I Encontro da Advocacia Jovem de Goiás, marcado para o final de setembro, e elaborando o Manual do advogado em início de carreira, divulgou Otávio Forte.
O presidente da Seccional goiana da OAB, Miguel Ângelo Cançado, destacou o importante papel desempenhado pela Ordem na discussão do ensino jurídico no país. A OAB, por meio de suas seccionais e comissões, tem buscado colaborar com a melhoria dos cursos de Direito do Brasil, afirmou Miguel Cançado. E este projeto, que visa promover a aproximação entre as faculdades de Direito do Estado e a OAB-GO, é uma mostra da preocupação da Seccional com os futuros profissionais do Direito e com a qualidade do ensino jurídico, ressaltou.
A palestra
Com o tema A Arte de Advogar, o conselheiro federal pela OAB-GO, Felicíssimo José de Sena, foi o expositor do primeiro OAB vai à Faculdade. Recorrendo ao dicionário para obter a definição de arte, Felicíssimo disse que se deparou com diversos significados, entre eles, dom, habilidade, jeito, ofício, profissão, artifício, artimanha, engenho. Advogar é realmente uma arte que pode ser exercida de diversas formas e nas mais variadas concepções desse substantivo, concluiu.
O ilustre palestrante fez, porém, uma ressalva: Advocacia é arte na medida em que seu agente domina a matéria que é discutida. Para isso, faz-se necessária a busca incessante pelo conhecimento. A arte da advocacia depende de estudo, de atualização do aprendizado e também de determinação. Sem isso, nenhum advogado terá êxito na profissão, alertou.
A fim de colaborar com os acadêmicos de Direito na escolha da profissão, o juiz federal Leonardo Buíssa Freitas, debatedor do evento, confrontou as dificuldades da carreira pública e da advocacia liberal e privada. E concluiu: Ambas as carreiras dependem de determinação e perfil.
O diretor-geral da ESA-GO e vice-diretor da Faculdade de Direito da UFG, Cleuler Barbosa das Neves, que é também conselheiro seccional da OAB-GO, parabenizou a CAJ pela iniciativa. Trata-se de um passo importante na luta da Seccional pela construção de um ensino jurídico que realmente atenda às necessidades da advocacia, afirmou.
A advogada Luira Cristina de Carvalho, coordenadora da Subcomissão de Capacitação Profissional da CAJ e responsável pelo projeto OAB vai à faculdade, comemorou o sucesso do lançamento. A grande receptividade que tivemos logo na estréia do projeto é um estímulo para a Comissão intensificar ainda mais as atividades integradas com as entidades de ensino superior e os centros acadêmicos de Direito.
O evento, promovido em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás, teve a participação do presidente da entidade, Jaime José dos Santos. Também marcaram presença o vice-presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio Peña; o secretário-geral da Seccional, Celso Gonçalves Benjamin; e o diretor da Faculdade de Direito da UFG, Eriberto Francisco Beviláqua Marin. Participaram ainda o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Jônathas Silva, e os conselheiros seccionais Ezequiel Morais e Luciano Mtanios Hanna, além de inúmeros integrantes da CAJ.
Os interessados em receber o OAB vai à faculdade na sua instituição devem entrar em contato com a CAJ pelo telefone (62) 3212-8033.
29/8 19h10