48º Colégio de Presidentes: Resultado das eleições reflete parceria de sucesso entre Seccional e Subseções em projetos para a advocacia, avaliam representantes

22/11/2024 Notícias, Sem categoria

Na primeira eleição online da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), marcada pela menor abstenção da história, as ações conjuntas entre a Seccional e as Subseções nos últimos três anos foram referendadas por 80,31% da advocacia goiana. Essa avaliação foi apresentada pelos presidentes de Subseções durante a programação do 48º Colégio Estadual de Presidentes de Subseções, realizado na tarde desta sexta-feira (22 de novembro), na sede da Seccional, em Goiânia.

O Colégio de Presidentes – fórum que reúne lideranças para discutir temas relevantes ao sistema OAB – ocorreu três dias após as eleições, nas quais a chapa liderada pelo atual presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, foi reeleita com mais de 80% dos votos válidos, totalizando 22.790 votantes, para o triênio 2025-2027.

No resultado das eleições nas 57 subseções do Estado, a chapa do presidente Rafael Lara (“O Compromisso Continua”) foi eleita por unanimidade. Nas chapas das subseções, todos os atuais presidentes apoiaram a reeleição do presidente Rafael Lara e aderiram à chapa “O Compromisso Continua” localmente. Destas 57 subseções, 54 foram vitoriosas.

Nesta edição, além da análise do processo eleitoral, o fórum incluiu reflexões sobre o triênio encerrado e as expectativas para o próximo ciclo. Os presidentes das Subseções destacaram que o resultado das eleições, tanto na Seccional quanto nas Subseções, reflete a parceria consolidada em ações voltadas à advocacia nos últimos três anos.

Reeleito, Rafael Lara Martins ressaltou a importância do resultado e do planejamento contínuo. “Nesses últimos três anos, realizamos um trabalho voltado para toda a advocacia. Percorremos todo o Estado, dialogamos com a advocacia jovem e sênior, implementamos ações efetivas e propusemos melhorias. Agora, é o momento de darmos continuidade a esse trabalho com ainda mais planejamento e dedicação para impulsionar a advocacia, defender a cidadania e consolidarmos, de fato, uma só Ordem, uma só advocacia.”

Além do presidente Rafael Lara, compuseram a mesa diretiva: o vice-presidente da OAB-GO, Thales José Jayme; a secretária-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki; o conselheiro federal, David Soares; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Jacó Coelho; o vice-presidente executivo da Escola Superior da Advocacia de Goiás (ESA-GO) e conselheiro seccional, Carlos André Pereira; a presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Ludmila Torres; o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Alexandre Pimentel; e a presidente da Subseção de Iporá, Vanessa Costa, que atuou como secretária dos trabalhos do Colégio.

Avaliação

O presidente da Subseção de Rio Verde, Alessandro Gil, enfatizou a relevância do Colégio. “Mal terminaram as eleições e já estamos aqui debatendo e planejando em prol dos interesses da advocacia. Parabéns ao presidente, à diretoria e a todos os envolvidos pela condução do processo eleitoral e pelo trabalho realizado até aqui.”

O presidente da Subseção de Niquelândia, Geraldo Filho, destacou a união da advocacia. “As eleições mostraram que estamos unidos, numa advocacia que representa todas as camadas, tanto os decanos quanto os iniciantes. Esse resultado é fruto do trabalho da Seccional,” afirmou.

A presidente de Jaraguá, Edilma Gontijo, ressaltou a parceria para a construção da sede local. “Nossa Subseção tem apenas sete anos de criação e, com o apoio da Seccional e da Casag, vamos entregar uma sede para a advocacia de Jaraguá. A advocacia jovem, que não tinha um espaço adequado, agora poderá contar com uma estrutura para seus atendimentos.”

O presidente da Subseção de Trindade, George Alexander, por sua vez, destacou o impacto das parcerias na dignidade da advocacia. “A sala da advocacia no presídio trouxe uma dignidade tremenda aos advogados, especialmente considerando a distância do local. Numa reflexão final, posso dizer que fizemos muito. E agradeço ao presidente Rafael Lara por isso.”

×