Vice-presidente da OAB-GO fala sobre atuação do advogado

18/04/2008 Antiga, Notícias



         

            A atuação competente do advogado depende de conhecimentos básicos e de constante atualização profissional. A afirmação é do vice-presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio Peña, que palestrou nesta quinta-feira (20) para acadêmicos de Direito nas Faculdades Objetivo. Ele falou sobre “A arte de advogar”. O evento fez parte da programação do OAB vai à Faculdade, desenvolvido pela Comissão da Advocacia Jovem da OAB-GO, presidida por Otávio Alves Forte. Participaram o professor e  conselheiro Ezequiel Morais Silva, representando o Conselho Seccional e, como debatedores, o juiz federal Leonardo Buissa e a professora das Faculdades Objetivo Andréa Tavares. Antes da palestra, a  diretora da Caixa de Assistência dos Advogados (Casag), Danielle Parreira Belo Brito, falou sobre a ampla linha de serviços que é oferecida aos inscritos.


Durante a palestra, o vice-presidente da OAB-GO mostrou um pouco da realidade profissional. Explicou que a advocacia, profissão citada no artigo 133 da Constituição Federal, depende de muita dedicação e é uma peça fundamental para o Estado Democrático de Direito. Henrique Tibúrcio lembrou que não adianta buscar esta profissão atrás de sucesso financeiro. “Fazemos parte do grupo de profissionais que não sabem quanto vai ganhar no mês seguinte”, disse.


O palestrante enumerou algumas qualidades para que o advogado tenha sucesso em sua carreira. A primeira delas é a honestidade. “Todo grande advogado é honesto com seu cliente, com a parte contrária, com o promotor, com o seu colega”, afirmou. “Esta honestidade leva a construção de sua reputação”. Outra característica do grande advogado é a especialização. “O Direito cresceu e evoluiu e hoje abrange áreas que nem existiam há 20 anos”.


Por fim, Henrique Tibúrcio disse que o bom profissional deve ser, antes de tudo, ousado, defensor incansável do Direito, conciliador e deve sempre estar ao lado dos avanços. “Nos anos 70, setores da sociedade condenavam o divórcio, diziam que seria o fim da família brasileira, e hoje vemos que isto não era verdade”.


 


18/04- 16h15


PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×