As Varas do Trabalho de Rio Verde instalaram o Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) no dia 23 de novembro, quando também foi inaugurada a 3ª VT da jurisdição. É a terceira cidade goiana a instalar o PJe depois de Luziânia e Anápolis, que inauguraram a nova ferramenta nos dias 15 de junho e 26 de outubro, respectivamente.
A partir dessa data todos os processos que forem protocolizados nas três VTs de Anápolis deverão tramitar no PJe-JT. Já os processos antigos continuarão a tramitar pelo sistema anterior. Para acessar o PJe-JT, o advogado terá que obter o certificado digital.
O presidente do TRT, desembargador Mário Bottazzo, disse, durante a cerimônia de inauguração da 3ª VT de Rio Verde, que o PJe não é novidade para a 18ª Região. "Há um ano eliminamos o papel no Tribunal e, apesar de o PJe não ter ainda todas as funcionalidades do sistema anterior não podemos deixar de considerar que é um sistema uno que permitirá que todos os tribunais brasileiros trabalhem da mesma forma", ressaltou o presidente. O desembargador pediu o apoio e a compreensão dos advogados para esse momento de transição para o PJe. "Estamos semeando agora para colher uma vantagem no futuro", concluiu.
O Processo Judicial Eletrônico permite uma maior organização do trabalho, além de trazer agilidade aos julgamentos. O projeto é coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os diversos tribunais brasileiros. Os módulos do PJe específicos para a Justiça do Trabalho (PJe-JT) estão sendo aperfeiçoados pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Tribunais Regionais do Trabalho.
O projeto de expansão do PJe-JT no TRT18 contemplará, ainda neste ano, a jurisdição de Itumbiara, no dia 14 de dezembro. O sistema será instalado na atual unidade e na 2ª VT que será inaugurada na ocasião. No segundo grau, o PJe-JT já foi implantado em todas as classes processuais desde o dia 17 de setembro.
Fonte: Site do TRT-18