Unificação do Exame de Ordem é consenso entre dirigentes da OAB

02/03/2007 Antiga, Notícias










 


A maioria das 27 Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil é favorável à unificação do Exame de Ordem em todo o País. O assunto foi discutido ontem, 1, em reunião entre os presidentes das Comissões de Exame de Ordem das 27 Seccionais da OAB, sob a presidência de Miguel Ângelo Cançado, na sede no Conselho Federal, em Brasília. A terceirização das provas também foi colocada na pauta de discussão.


O presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-GO, Eládio Amorim Mesquita, se manifestou favorável, destacando a importância de se fortalecer a OAB no processo de padronização das provas. “Mesmo que exista um Exame de Ordem nacional é essencial que cada Seccional constitua e consolide sua Comissão e banca examinadora”, disse.


Na abertura do encontro, o presidente do Conselho Federal, Cezar Britto, destacou as vantagens da padronização do Exame de Ordem. “Seria possível traçar um diagnóstico mais concreto do ensino jurídico no Brasil e, assim, aprimorar a avaliação do OAB Recomenda”, disse. Segundo o presidente do Conselho Federal, com a unificação das provas, o Ministério da Educação garantiu à OAB que o Exame de Ordem será utilizado como referência nos processos de avaliação e criação de novos cursos de Direito. Em seguida, Britto passou a condução da reunião ao presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado.


Apesar das dificuldades iniciais, na opinião de Miguel Cançado, a padronização da prova nos Estados representa uma conquista inestimável à advocacia e à sociedade. “A realização de um Exame de Ordem nacional é fundamental para avançarmos na luta pela alta qualidade do ensino jurídico brasileiro”, afirmou. A unificação do Exame, completa, exigirá melhorias por parte das instituições de ensino superior, uma vez que possibilitará comparações concretas entre os cursos de Direito no País.


O Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UNB) apresentou um projeto de implantação de prova única do Exame de Ordem baseado em informações fornecidas por 11 Seccionais da OAB. A prova unificada tem sido testada nos últimos três Exames de Ordem realizados nas Seccionais. Os principais pontos do projeto envolvem procedimentos de alta segurança na realização dos exames, logística eficiente e transparente na distribuição de provas, qualidade e sigilo do conteúdo, entre outros.


Já a discussão sobre a terceirização do Exame de Ordem será aprofundada em outras reuniões entre os presidentes das Seccionais e os dirigentes das Comissões da OAB.


Da reunião, realizada na sede da OAB, em Brasília, participaram também os presidentes de Seccionais da OAB e toda a diretoria do Conselho Federal.


 


02/03 – 13h55

 

 


 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×