O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) receberam denúncia sobre um golpe que tem sido realizado por meio de WhatsApp contra pessoas que possuem processos trabalhistas em trâmite na Justiça do Trabalho. Segundo o escritório de advocacia que relatou a denúncia, o golpista se faz passar por um advogado e utiliza documentos adulterados como se tivessem sido assinados por um juiz do trabalho para solicitar quantia em dinheiro, alegando que, somente dessa maneira, o valor devido será liberado.
O TRT-18 esclarece que não condiciona liberação de valores a nenhum tipo de pagamento ou recolhimento.
A OAB-GO sugere que advogadas e advogados alertem seus clientes sobre a ocorrência desse golpe, encaminhando o link desta notícia, e prestando-lhes a devida orientação.
As entidades que subscrevem essa nota ressaltam, ainda, a necessidade de sempre desconfiar de pedidos de transferência bancária, pix ou pagamento de guias realizados pelo whatsapp ou via e-mail, mesmo que venham de contatos conhecidos, uma vez que há casos em que criminosos conseguem clonar números telefônicos.
Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato com o seu advogado ou com a unidade judiciária em que o processo tramita para solicitar orientações.
Daniel Viana Júnior
Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18)
Rafael Lara Martins
Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO)