Começaram nesta segunda (2) e seguem até a próxima sexta-feira (6) as atividades da 8ª Semana Nacional da Conciliação em Goiás. Ao fazer a abertura dos trabalhos, o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) juiz Paulo César Alves das Neves, destacou que o sucesso da conciliação garante a redução da enorme sobrecarga de processos no Judiciário.
A Semana Nacional da Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizada pelo TJ-GO. "A briga é contrária ao movimento da conciliação, que quer se firmar por meio da cultura de paz", salientou. O coordenador do núcleo também falou de suas expectativas para a semana. “Acreditamos em um resultado positivo. A população sempre responde positivamente às iniciativas do Poder Judiciário quando percebe que vai ser bem atendida. A conciliação é a melhor saída, principalmente para o cidadão”, frisou.
Para o juiz-auxiliar da Presidência do TJ-GO, Carlos Magno Rocha da Silva – que representou o presidente, desembargador Ney Teles de Paula, na solenidade – a conciliação é o melhor meio de se resolver um conflito. "O Tribunal acredita que há uma mudança na cultura do cidadão goianiense, pois a pessoa passa a entender que conciliar é o meio mais rápido e as partes saem satisfeitas. Com a sentença proferida pelo juiz isso não acontece, pois a vitória é apenas de uma das partes", enfatizou.
O vice-presidente da OAB-GO, Sebastião Macalé, disse que é "fundamental" o esforço que o Judiciário vem fazendo na efetivação da conciliação. "É uma forma de superação dos conflitos e de pacificação social", destacou. Ele falou ainda que, além da redução de tempo, a mediação reflete na qualidade de vida do cidadão. "Sabemos que a Justiça está assoberbada. Eu acredito que será possível tornar mais ágeis muitos processos durante o evento", ressaltou. Participaram também da abertura do evento o secretário da Casa Civil do Estado de Goiás, deputado Vilmar Rocha, representando o governador Marconi Perillo, e a conselheira seccional e presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-GO, Carla Sahium Traboulsi.
Estande
OAB-GO disponibilizará um estande para atender os advogados que participarem da 8ª Semana Nacional da Conciliação em Goiás, O estande está localizado na Estação Goiânia, equipado impressora e fotocopiadora, e funcionará das 8 às 18 horas.
Na Semana Nacional de Conciliação praticamente todo o tipo de disputa pode ter uma solução por meio de acordo, como, por exemplo, aquelas relacionadas à separação, partilha de bens, acidentes de trabalho, dívidas em bancos, demissão do trabalho, situações de discriminação ou violência, dentre outros conflitos.
Fonte: Site do TJ-GO com Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO