TJ-GO atende solicitação da OAB-GO para agilizar cálculos judiciais

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) ampliou o número de servidores na Contadoria Judicial de Goiânia. A medida atende a solicitação da OAB-GO, que em agosto enviou ofício à Diretoria do Foro pedindo que fossem tomadas providências com urgência, já que processos que dependiam de cálculos judiciais ficavam meses parados na Unidade Judicial. Em anexo, um e-mail do advogado Roberto Ângelo Rafael, que denunciava demora de até 7 meses para elaboração de cálculos judiciais.
Segundo ofício da Diretoria do Foro, seis novos servidores foram lotados na Contadoria, aumentando em quase 50% o efetivo na Unidade Judiciária, que agora conta com 19 escreventes. A medida já havia sido anunciada em outubro pelo diretor do Foro da Comarca de Goiânia, juiz Átila Naves Amaral, durante reunião com a diretoria da OAB-GO.
"O presidente Leobino solicitou que priorizássemos a principal reivindicação apresentada pela OAB-GO, por isso será destinado mais um espaço e 10 novos escreventes à Contadoria", afirmou Amaral à época ao presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio.
Mutirão
Na mesma reunião, Amaral anunciou que realizaria o Mutirão da Contadoria para dar andamento aos mais de 17 mil processos parados no Judiciário goiano. A força-tarefa realizada em novembro conseguiu realizar os cálculos de 5.553 processos.
Segundo o TJ-GO, em 2013 pode haver novo mutirão. Tibúrcio sugere que os cálculos judiciais sejam feitos pela internet. "É fundamental que haja maior agilidade na Contadoria, não podemos admitir que se leve até oito meses para se fazer uma conta sem muita complexidade, como ocorre hoje. O que pode contribuir muito é que o sistema do TJ-GO disponibilize um software online que o próprio advogado possa operar", afirmou o presidente da seccional.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×