Trinta e cinco subseções participam deste XXVI Colégio Estadual de Presidentes de Subseções da OAB-GO, realizado nesta sexta-feira (13), em Uruaçu. O presidente da seccional, Henrique Tibúrcio, deu a tônica do evento nesta quinta-feira (12), quando discursou sobre a importância da união da advocacia e da sociedade em geral.
Iniciando a solenidade de abertura, falou o presidente da Subseção de Inhumas, Jefferson de Paula Coutinho, que representou todos os presidentes de subseções. "Somos a única categoria profissional a ter em seu estatuto a missão de defender, antes e acima de seus interesses corporativos mais legítimos, os interesses da sociedade e das instituições do País", disse Coutinho. Ele também externou sua gratidão à diretoria seccional da OAB, representada pelo seu presidente, Henrique Tibúrcio, em vista do trabalho que realiza "com maestria". O representante de Inhumas ainda reafirmou seu orgulho de ser um advogado goiano.
A seguir, foi a vez do diretor do Foro da Comarca de Uruaçu e vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), juiz Murilo Vieira Farias, que parabenizou Tibúrcio pela iniciativa da campanha Ficha Limpa Goiás. "É o que a sociedade precisa e é o que a população anseia", disse.
O presidente da Subseção de Uruaçu, Rodrigo Rodolfo Fernandes, o anfitrião do evento, também se manifestou. Para ele, Tibúrcio tem comandado a OAB "com muita coragem, equilíbrio e, sobretudo, muito respeito às prerrogativas e anseios dos advogados", elogio que foi retribuído pelo presidente. "Quero registrar o empenho e a garra com que o Rodrigo tem conduzido esta subseção. Ele se notabilizou como a pessoa que não espera, faz as coisas acontecerem. Sempre somos muito bem recebidos em Uruaçu, não só pela subseção, mas por todos os advogados", falou Tibúrcio.
Convidado deste Colégio de Presidentes, representando o Poder Judiciário, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), desembargador Mário Sérgio Bottazzo, agradeceu a "oportunidade ímpar de prestar contas e apresentar as realizações do TRT": "A elaboração das nossas estratégias passa pelas oitivas das partes interessadas e a advocacia é a mais representativa das partes", afirmou.
Para finalizar a solenidade e oficialmente abrir o evento, o presidente da OAB-GO tomou a palavra e deu a tônica desta 26ª edição do Colégio de Presidentes, falando da importância da união, palavra que, segundo ele, define esses dois anos e meio à frente da Ordem. "A Lei da Ficha Limpa é um exemplo da importância de trabalharmos unidos, porque só foi aprovada por iniciativa da sociedade unida", disse.
O retorno do horário do Judiciário e a adesão à campanha Ficha Limpa Goiás foram outros exemplos usados por Tibúrcio de como a união dá resultados positivos. "Não conseguiríamos se não houvesse união da advocacia. E há muito não se via a advocacia tão unida". Em relação à campanha, o presidente da OAB-GO reforçou sua convicção de que as pessoas que ocupam cargos comissionados têm de ter a ficha limpa. "Queremos que essa cultura da probidade permeie a vida pública."
Para finalizar, Tibúrcio conclamou os presidentes de subseções para, imbuídos desse espírito de união, tentar solucionar os problemas que serão colocados durante o evento. "Nossa vontade é fazer a vontade da advocacia", encerrou.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO